O eslovaco Matej Toth conquistou a medalha de ouro nos 50 km da marcha atlética dos Jogos do Rio, deixando para trás nos último quilômetros o campeão olímpico de Londres-2012, o australiano Jared Tallent, que ficou com a prata, enquanto o brasileiro Caio Bonfim ficou em oitavo.

Atual campeão mundial da modalidade, Toth, de 33 anos, completou a prova mais longa do atletismo em 3h40:58, 18 segundos à frente de Tallent.

O japonês Hirooki Harai (3h41:24) cruzou a linha de chegada em terceiro, mas acabou desclassificado uma hora depois do fim da prova, por causa de uma colisão na hora de ultrapassar canadense Evan Dunfee (3:43:45), que acabou ficando com o bronze. Dunfeee terminou tão exausto que desabou e precisou de atendimento médico.

A competição foi disputada sob forte calor no percurso da Praia do Pontal, na Zona Oeste da Cidade Maravilhosa.

Caio Bonfim, que já havia se destacado nos 20 km, quando ficou em quarto, a cinco segundos do pódio, ao bater o recorde nacional, fez novamente uma grande prova.

O oitavo lugar, que configura a posição de finalista, veio com outro recorde do Brasil (3h47:02) e o atleta de 25 anos comemorou muito a marca: chegou gritando de alegria e se ajoelhou depois da linha de chegada, apontando para o céu.

O francês Yohann Diniz, recordista mundial da modalidade, saiu muito e assumiu a liderança logo no segundo quilômetro, mas viu o sonho da medalha escapar quando precisou parar no quilômetro 32 por causa de problemas intestinais.

Mesmo assim, fez questão de retomar a prova e chegou em 3h46:43, logo à frente de Caio.

lg