26/08/2021 - 17:35
ROMA, 26 AGO (ANSA) – Foram definidos nesta quinta-feira (26) as chaves da primeira fase da Liga dos Campeões da Europa da temporada 2021-2022. O sorteio foi realizado em Istambul, na Turquia, e colocou a Inter de Milão e a Juventus em “grupos da morte”.
Os 32 times classificados foram divididos em oito grupos com quatro equipes cada. O time de Milão ficou no Grupo D com Real Madrid (Espanha), Shakthar Donetsk (Ucrânia) e Sheriff Tiraspol (Moldávia).
Já a Juventus enfrentará o Chelsea (Inglaterra) no Grupo H, além de Zenit (Rússia) e Malmo (Suécia), enquanto que a Atalanta ficou no Grupo F com Villarreal (Espanha), Manchester United (Inglaterra) e Young Boys (Suíça).
O Milan, por sua vez, pegará Atlético de Madrid (Espanha), Liverpool (Inglaterra) e Porto (Portugal) na chave B. Já o Grupo A terá o confronto entre Manchester City (Inglaterra) e PSG (França), além de RB Leipzig (Alemanha) e Brugge (Bélgica).
No Grupo C os confrontos serão entre Sporting (Portugal), Borussia Dortmund (Alemanha), Ajax (Holanda) e Besiktas (Turquia), enquanto que no Grupo E os duelos ficam por conta de Bayern de Munique (Alemanha), Barcelona (Espanha), Benfica (Portugal) e Dínamo de Kiev (Ucrânia).
Por fim, Lille (França), Sevilla (Espanha), RB Salzburg (Áustria) e Wolfsburg (Alemanha) estão na chave G.
A primeira rodada da fase de grupos da Champions está marcada para 14 e 15 de setembro. As chaves, por sua vez, terminam em 7 e 8 de dezembro. O início do mata-mata está previsto para a segunda quinzena de fevereiro de 2022, enquanto que a final da competição está marcada para o dia 28 de maio de 2022, no Estádio de São Petersburgo, na Rússia.
Premiação – O meio-campista ítalo-brasileiro Jorginho, do Chelsea e da seleção da Itália, foi eleito pela Uefa como melhor jogador da temporada europeia 2020/21. O anúncio foi feito durante a cerimônia do sorteio dos grupos da Liga dos Campeões.
O ítalo-brasileiro superou os outros dois finalistas: o volante francês N’Golo Kanté (Chelsea) e o meia Kevin De Bruyne (Manchester City). “Agradeço a todos, à minha equipe, à minha família, ao meu staff. E também àqueles que não acreditaram em mim, porque me deu o impulso para fazer melhor”, comemorou Jorginho.
Já no futebol feminino, a melhor jogadora da temporada foi a meio-campista Alexia Putellas, do Barcelona.
Conheça todos os outros vencedores: Masculino – Melhor goleiro: Mendy (Chelsea) Melhor defensor: Rúben Dias (Manchester City) Melhor meio-campista: Kanté (Chelsea) Melhor atacante: Haaland (Borussia Dortmund) Melhor técnico: Thomas Tuchel (Chelsea) Feminino – Melhor goleira: Sandra Paños (Barcelona) Melhor defensora: Irene Paredes (PSG) Melhor meio-campista: Alexia Putellas (Barcelona) Melhor atacante: Jennifer Hermoso (Barcelona) Melhor técnico: Lluis Cortes (Barcelona). (ANSA)