13/08/2016 - 11:51
Mil pessoas, entre elas representantes de várias casas reais, prestaram homenagem neste sábado em Bucareste a Ana da Romênia, morta aos 92 anos, em um funeral no qual o grande ausente foi seu marido, o ex-rei Miguel.
“Viramos uma página da história. Ana de Bourbon-Parma foi a última rainha da Romênia, embora nunca tenha sido coroada”, declarou à AFP Adriana Chiriac, médica aposentada e “monarca convencida” que se dirigiu ao funeral.
Nascida em 1923 em Paris, esta descendente de Luís XIV se casou com Miguel da Romênia em 1948, um ano após a abdicação deste último sob a pressão dos comunistas. O casal teve cinco filhas.
Ana da Romênia faleceu em 1º de agosto em um hospital da cidade suíça de Morges. Seu corpo foi levado à Romênia, onde milhares de pessoas prestaram homenagem a ela nos últimos dias.
O ex-monarca de 94 anos, que está na Suíça, anunciou “com a maior tristeza” sua ausência no funeral, devido ao seu estado delicado de saúde.
A Romênia, onde a família real goza de uma grande popularidade, embora apenas uma minoria seja partidária de reinstaurar a monarquia, decretou este sábado como dia de luto nacional.