O motorista Danilo Silva de Oliveira, de 36 anos, entregou-se na segunda-feira (9) aos policiais do 11º DP (Santo Amaro). Ele é apontado pela Polícia Civil de São Paulo como membro do grupo que ateou fogo na estátua do Borba Gato no mês passado. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Na última quinta-feira (5), Oliveira teve a prisão preventiva (sem prazo) decretada pela juíza Gabriela Marques da Silva Bertoli. Além dele, o motoboy Paulo Roberto da Silva Lima, o Galo, e o motorista Thiago Vieira Zem, também tiveram a prisão preventiva decretada e já estavam presos.

Para o advogado criminalista Daniel Gerber,  o decreto da prisão preventiva é “absolutamente político, midiático e não encontra eco nos fundamentos do artigo 312 do Código de Processo Penal”.

Cerca de 20 pessoas atearam fogo em pneus na base da estátua do bandeirante Borba Gato, na zona sul de São Paulo, no último dia 25. De acordo com a Polícia Militar, o monumento foi danificado. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local e o fogo foi extinto rapidamente. Não houve registros de feridos ou qualquer outro incidente.