Basquete masculino do Brasil derrota a Espanha nos segundos finais

Brazil's teammates celebrate after defeating Spain during a Men's round Group B basketball match between Spain and Brazil at the Carioca Arena 1 in Rio de Janeiro on August 9, 2016 during the Rio 2016 Olympic Games. / AFP PHOTO / Mark RALSTON

Seis segundos antes do tempo se esgotar, a seleção brasileira de basquete masculino virou o jogo para cima da Espanha, vice líder do ranking mundial. Marcelinho Hertas fez grande jogada individual e Marquinhos completou, de tapinha, para a cesta. Os espanhóis não conseguiram converter o arremesso na posse de bola seguinte, e o jogo terminou 66 x 65 para o time da casa.

É a primeira vitória da equipe brasileira, comandada pelo argentino Ruben Magnano, na Olimpíada do Rio. Na primeira rodada, o Brasil havia sido derrotado pela seleção da Lituânia, terceira do ranking. O próximo jogo, na quinta-feira, é contra um adversário teoricamente mais fraco: a Croácia. O grupo ainda conta com Nigéria e Argentina. A Espanha, agora com duas derrotas em dois jogos, se complicou.

Como o cruzamento das chaves fará com que os melhores classificados joguem contra os piores, uma boa campanha na primeira fase é importante para não esbarrar nos favoritos logo no primeiro mata-mata. Nesta edição dos Jogos, os Estados Unidos vieram com o time principal, cheio de astros da NBA como Klay Thompson e Kevin Durant. Eles devem se classificar em primeiro no grupo A.