A equipe brasileira masculina de tênis de mesa não conseguiu passar as quartas de final dos Jogos de Tóquio, ao ser derrotada pela Coreia do Sul por 3 a 0, nesta segunda-feira.

No primeiro jogo, entre duplas, Vitor Ishy e Gustavo Tsuboi perderam por 3 a 0 (6-11, 2-11 e 10-12).

Com Hugo Calderano, 7º no ranking mundial, o Brasil sofreu uma nova derrota por 3 a 0 (6-11, 8-11 e 10-12), para Woojin Jang, 12º do mundo.

Em seguida, Gustavo Tsuboi (nº 37) enfrentou Youngsik Jeoung (nº 13) com a obrigação de vencer para forçar o quarto jogo. O brasileiro esboçou uma reação, chegando a ganhar o segundo set. Ao fim do terceiro set, no qual foi derrotado, o brasileiro precisou de atendimento médico por conta de dores no braço esquerdo. Ele conseguiu se recuperar e voltou para o set seguinte, mas acabou perdendo novamente, com a partida fechando em 3 a 1 (6-11, 11-8, 4-11, 11-8 e 7-11), deixando o 3 a 0 no placar geral para os adversários, que assim como ocorreu nas Olimpíadas do Rio, voltaram a eliminar o Brasil nas quartas de final, mesma fase em que a equipe feminina do país se despediu dos Jogos de Tóquio.

Apesar da eliminação, esta foi a melhor participação da equipe masculina brasileira de tênis de mesa brasileiro numa edição dos Jogos Olímpicos.

No ranking por equipes masculinas da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), o Brasil ocupa a sexta posição, enquanto os sul-coreanos estão em quarto.

lca