O Brasil, anfitrião e favorito ao título da Copa América-2021, será um adversário difícil, mas também uma oportunidade para o Chile fazer seu melhor jogo, disse o técnico da ‘Roja’, Martín Lasarte, três dias antes da partida das quartas de final do torneio.

A seleção chilena se prepara em Santiago para o difícil duelo de sexta-feira, partida que privilegia os brasileiros segundo o histórico de confrontos na Copa América: o Brasil venceu 16 jogos e o Chile apenas três, sendo que em duas empataram.

“O Brasil é possivelmente o time em melhor fase e isso logicamente cria uma dificuldade, mas é também uma oportunidade. Então temos que aproveitar, temos que fazer o melhor jogo de todos que disputamos até agora”, disse Lasarte, em declarações divulgadas nesta terça-feira pela Federação Chilena de Futebol.

A seleção brasileira é o bicho-papão dos chilenos nos últimos 23 anos. Desde a Copa do Mundo de 1998 na França, quando eliminou o Chile nas oitavas de final com uma goleada de 4 a 1, o Brasil triunfou nas partidas subsequentes de Mundiais.

Na África do Sul-2010, as duas seleções se encontraram novamente nas oitavas de final e os pentacampeões venceram por 3 a 0. Quatro anos depois, na Copa do Mundo que organizou, e mais uma vez nas oitavas de final, o Brasil venceu o Chile, mas nos pênaltis após a prorrogação, em uma partida dramática que terminou empatada em 1 a 1 nos 120 minutos.

Ás vésperas desse novo confronto contra o Brasil, o uruguaio Lasarte falou sobre seus planos. “Vamos trabalhar para minimizar suas virtudes, tentar explorar seus defeitos e se isso for possível talvez possamos vencer a partida”, explicou ele.

A seleção chilena vai encerrar seus treinos nesta quarta-feira – ainda esperando uma possível recuperação do lesionado Alexis Sánchez, que não jogou na fase de grupos – e nesse mesmo dia viajará ao Rio de Janeiro para jogar dois dias depois contra o Brasil no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

O melhor resultado do Chile foi na Copa América Argentina-1987, quando eliminou o Brasil ainda na fase de grupos com uma goleada por 4 a 0.

msa/pa/ol/aam