Coluna: Gabriela Kapim

Nutricionista, Formada pela USU - Rio de Janeiro em 2003, especializada em alimentação infantil. Trabalha com crianças desde 1999, quando, ainda na faculdade, dava aulas de capoeira. Em 2013 estreou como apresentadora no canal GNT dos programas Socorro! Meu Filho Come Mal, Cozinha Colorida da Kapim e, em 2018, o Socorro! Meus Pais Comem Mal. Autora de 2 livros, homônimos dos programas, um deles com mais de 60 receitas para a família toda colocar a mão na massa. Kapim é mãe de dois adolescentes muito legais e que comem superbem, Sofia (15) e Antonio (13). Nesses mais de 20 anos trabalhando com crianças, já ajudou a transformar e melhorar os hábitos alimentares de milhares de famílias, sempre buscando uma conexão saudável entre todas as partes envolvidas: pais, filhos e o alimento.

Desconecte e compartilhe o momento das refeições

Quando, no momento da refeição, o cérebro é distraído com estímulos visuais de uma tela, seja do celular, televisão, tablet…, a digestão e a absorção dos nutrientes fica prejudicada. Nas crianças essa “distração” é ainda mais perigosa. O cérebro, hipnotizado pela tela, não registra a atividade da refeição de maneira eficiente, levando muitas crianças a comerem mais do que precisam ou menos do que deveriam. Alguns estudos mostram que esse comportamento pode levar ao desenvolvimento de transtornos alimentares na adolescência.

+ REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!

Contudo, nos últimos tempos, pensar em fazer uma refeição completa, sem focar no celular para conferir as mensagens ou as redes sociais, tem se tornado uma missão quase impossível. Enquanto colocar uma tela na frente das crianças para que comam qualquer coisa parece ser uma estratégia cada vez mais comum. Nas duas situações o que se vê é uma dificuldade imensa em se desconectar do virtual e se conectar com o real. O compartilhamento virtual ganha o espaço do compartilhar olho no olho.  

O momento das refeições pode ser uma ótima oportunidade para se desconectar dos eletrônicos e buscar uma conexão saudável com os filhos e compartilhar com eles momentos incríveis, histórias engraçadas, experiências inusitadas… Ou seja, um ótimo momento para compartilhar a vida e criar memórias afetivas com as crianças. 

Amanhã, terça-feira, dia 8/6, às 18h, eu recebo no meu Instagram para uma live a Rúbia Baricelli, mãe e influencer. Vamos conversar exatamente sobre como o momento das refeições pode e deve ser um lugar para compartilhar a vida com nossos filhos. 

Essa live faz parte da série Papo de Cozinha, que acontecerá todas as terças de junho. Semana que vem teremos Rita Lobo e ainda Aline Padovani e Denize Savi. Ao fim de cada live eu sorteio meu livro Socorro! Meu Filho Come Mal – Receita Para Pais e Filhos, autografado. Para participar do sorteio é só ir no post do meu perfil no Instagram e fazer um comentário legal e/ou marcar alguém. Será um prazer compartilhar a live com vocês.

+ Conheça agora o guia de alimentação ideal para seu filho