A Alemanha iniciou sua preparação para a Eurocopa ao empatar com a Dinamarca (1-1), nesta quarta-feira, em um amistoso disputado em Innsbruck (Áustria).

Além do resultado, a partida teve a volta de Thomas Müller e Mats Hummels, que haviam sido ‘aposentados’ da seleção havia mais de dois anos.

O jovem meia do Borussia Mönchengladbach, Florian Neuhaus, abriu o placar aos 48 minutos, após um primeiro tempo de domínio esmagador dos alemães.

A Dinamarca aproveitou a única chance importante da partida para empatar aos 71, por intermédio de Yussuf Poulsen, atacante do RB Leipzig.

A Alemanha tem outro amistoso antes da Euro, na segunda-feira contra a Letônia, para tentar acertar os últimos detalhes antes de seu complicado grupo no torneio continental (que será disputado de 11 de junho a 11 de julho). A seleção tetracampeã mundial tem pela frente a França (15 de junho), Portugal (19 de junho) e Hungria (23 de junho).

“Vimos muitas coisas boas”, disse Thomas Müller. “Poderíamos ter tido um pouco mais de sorte”, lamentou.

A ‘Mannschaft’ teve muitas oportunidades e o resultado acabou ofuscando o seu desempenho desta quarta-feira.

A seleção alemã vai disputar a Eurocopa com muitas dúvidas e lutando para apagar as decepções dos últimos anos, principalmente após a catastrófica eliminação na primeira fase da Copa do Mundo na Rússia-2018, quatro anos após o título conquistado no Brasil-2014.

Soma-se a essa ferida a derrota humilhante (6-0) sofrida contra a Espanha em novembro, na Liga das Nações.

Em março, no início das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, a Alemanha começou com duas vitórias, mas a partida seguinte foi uma derrota em casa para a Macedônia do Norte (2 a 1), o que pode ter feito o time mostrar muita instabilidade.

Esses problemas fizeram Joachim Löw decidir voltar atrás e chamar de volta Müller e Hummels, depois de descartá-los da seleção há mais de dois anos com o objetivo de rejuvenescer o grupo.

Os quatro jogadores que disputaram a final da Liga dos Campeões no sábado, Timo Werner, Kai Havertz, Antonio Rüdiger e Ilkay Gündogan, não jogaram pela Alemanha. Os três primeiros pertencem ao campeão Chelsea e o último ao vice Manchester City.

A Dinamarca, por seu lado, conseguiu este empate e reforçou a sua confiança antes de jogar no grupo B da Eurocopa, ao lado da Bélgica, Finlândia e Rússia.

cpb/bde/dr/aam