De ladinho

Dar à luz deitada de lado pode facilitar o nascimento e diminuir o cansaço da mãe durante o parto normal. A sugestão é da enfermeira obstetra Anatália Basile, baseada nos resultados de um trabalho feito com 104 grávidas no Hospital Geral de Itapecerica da Serra, em São Paulo. “Uma das principais vantagens da posição lateral é o aumento da abertura do canal de parto”, afirma. A técnica não é muito conhecida entre os médicos.

Não abuse do café

Pesquisadores americanos suspeitam que o consumo frequente de cafeína pode fragilizar o esqueleto. Em estudo recente, foram avaliadas 30 mulheres de pouco mais de 30 anos. Parte delas tomou diariamente entre dois e sete copos de bebidas que contêm a substância, como café e chá. As demais beberam leite e água. O grupo que degustou a cafeína saiu perdendo. Exames revelaram que elas eliminaram pela urina uma quantidade significativa de cálcio, mineral importante para a boa saúde dos ossos.

Muito além do jardim
A Shiseido lança a linha Zen, cuja promessa é estimular o equilíbrio e a tranquilidade. Composta de perfume, gel de banho, talco, loção para o corpo e até porta-incenso, ela traz uma curiosidade. Um dos aromas é fruto do envio de miniaturas de rosas ao espaço, um projeto coordenado pela Nasa, a agência espacial americana, para desenvolver uma fragrância mais intensa.

Música a serviço do corpo
Quando soube que tinha um coágulo no cérebro, Don Campbell, músico e estudioso de terapias orientais, decidiu acrescentar a obra de Mozart ao seu tratamento. Em O efeito Mozart (Editora Rocco), ele conta essa e outras experiências para mostrar que a cura não está só nos remédios.

 

Exclusivo para crianças
Pacientes com câncer no cérebro podem contar com um programa de tratamento gratuito oferecido à garotada carente pela Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral (Tucca), entidade sem fins lucrativos. O projeto garante acesso a exames, medicamentos, psicólogos e fisioterapeutas. Informações pelo telefone: (11) 3057-0131.

Impotência

Não consigo ter relações sexuais com minha garota desde que começamos a namorar, há nove meses. Sou impotente. O que posso fazer?
M.V. – Brasília

O termo impotência foi substituído por disfunção erétil. A relação sexual pode estar prejudicada por problemas como diminuição da libido e ejaculação precoce. Diversos fatores interferem na qualidade da ereção. Os de ordem psicológica são mais comuns (predominantes nos jovens): ansiedade, depressão, insegurança, problemas econômicos e familiares, sem contar o próprio medo de falhar no ato sexual e dificuldades no relacionamento afetivo. Entre as causas orgânicas estão diabete, hipertensão arterial, uso de medicamentos ou drogas. Consulte um urologista.
Celso Gromatsky,
urologista de São Paulo

Brócolis

Quais as propriedades do brócolis? Suas folhas também são úteis?
Francisco Norberto,
Recife (PE)

As partes comestíveis do brócolis são flores e talos. Quanto mais escuras as flores, maior o valor nutricional do alimento. Ele é excelente fonte de vitamina C, boa fonte de vitamina A, ácido fólico, cálcio, ferro e outros minerais. Contém bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer, como mostram diversos estudos. Uma xícara de brócolis cozido tem apenas 40 calorias. As folhas podem ser utilizadas refogadas. Os minerais estão diminuídos nessa parte da planta.
Tânia Rodriguês,
consultora nutricional da RGNutri