Não levantar da mesa antes que todos tenham terminado a refeição é princípio básico da boa educação passado de geração para geração. Mais recentemente, desligar o celular quando se vai ao cinema também virou regra social. E agora, responder a todos os e-mails e não perturbar os outros com correntes e piadinhas devem ser incluídos rapidamente na sua lista de bons modos. Apoiada no argumento de que elegância na Internet é fundamental para manter a sintonia entre mundo virtual e real, a jornalista Claudia Matarazzo escreveu o livro net.com.classe. Nele, os recém-chegados ao mundo dos bits encontram desde ensinamentos de como ser virtualmente elegante e não cometer gafes, até dicas que simplificam o uso da Internet. Claudia já tem quatro livros sobre comportamento e etiqueta. Ela garante que aprender novas regras de educação no e-mail se tornou uma necessidade do mundo moderno. “É preciso disciplinar o uso da Internet. Hoje ela é uma ferramenta de relacionamento tão importante quanto qualquer outra”, afirma.

O apresentador da emissora de rádio CBN Milton Jung concorda. Desde 1998 ele tem de ler ao vivo os e-mails dos ouvintes. E diz que precisa fazer ginástica para deduzir o que as pessoas querem dizer, descobrir o que é ironia e o que é sério. Isso porque as pessoas escrevem e-mail como se estivessem falando, mas se esquecem que o interlocutor vai ler. “Já me acostumei com os textos enormes que trazem tudo o que as pessoas estão pensando. Poucos escrevem sucintamente, usando uma linguagem mais adequada para a Internet”, conta Jung, que acha uma tremenda falta de respeito não responder a um e-mail.

Para a psicóloga Rosa Maria Farah, coordenadora do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC-SP, as pessoas estão começando a se adaptar ao mundo virtual. “É natural haver muitos desencontros, porque ainda estamos no início de um processo para estabelecer os padrões de comportamento na Internet”, afirma.

A etiqueta pode parecer estranha aos que pouco surfam nas ondas virtuais, mas quem já cruzou com algum mal-educado na rede sabe quanta paciência é necessária para não dar um tapa de raiva no computador. Foi o que aconteceu com o engenheiro de alimentos Facundo Guerra Rivero. Um engraçadinho teve acesso ao endereço eletrônico de toda a sua lista de endereços e despejou uma série de críticas e brincadeiras sem graça que causou pane, em algumas caixas postais, porque elas excederam sua capacidade. “Esse tipo de coisa ocupa, além de tudo, lugar no cérebro. A cada piadinha que recebo esqueço o nome da minha primeira professora ou de um colega da oitava série”, brinca Rivero, que vê o bom senso como o melhor remédio. “Tem de ser bem-educado até debaixo da água, nem que seja surfando num mar de bits”, filosofa.

Não faça feio na rede

  • Nunca deixe visível a lista das pessoas para as quais você enviou uma mensagem
  • Evite saudações pomposas como “Ilustríssimo senhor”
  • Assine sempre, mesmo que já tenha se identificado no remetente
  • Nunca deixe de responder os e-mails recebidos
  • Preencha o campo do assunto sempre
  • Mande mensagens curtas
  • Numa paquera virtual, seja atraente, use charme, criatividade e senso de humor. Não apele para a sinceridade agressiva
  • Infidelidade cibernética é infidelidade de qualquer jeito. Portanto, meça riscos e consequências