Os índices de mortalidade infantil do País, principalmente os do Ceará, onde em cada grupo de mil crianças 46 morrem antes de completar um ano, motivaram a pesquisa do médico infectologista Aldo Ângelo Moreira Lima, que criou um poderoso composto alimentar à base de glutamina capaz de reduzir os drásticos números no Estado, um dos mais altos do Brasil. No Rio Grande do Sul, a menor taxa brasileira, em cada mil crianças nascidas, 18,4 morrem antes de um ano. O índice médio no País é de 34. O médico, chefe da Unidade de Pesquisas Clínicas do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, estudou a fórmula por dez anos e constatou que, além de afastar as crianças da morte, ela é capaz de aumentar substancialmente o peso logo após cinco dias de uso. Depois de testado com sucesso em cobaias e ratos, foi servido a 300 crianças da comunidade Gonçalves Dias, que fica próxima ao campus da universidade. O grupo, de um a dois anos, ingeriu o composto por cinco dias. As crianças ganharam mais do dobro do peso que tinham no início do tratamento.

Para Genir Alves da Silva, mãe de Gerlane, seis anos, Rian, quatro, e Rayane, três, “depois de Deus na Terra somente o doutor Aldo”. Os seus filhos participaram da amostragem inicial do pesquisador e até hoje são acompanhados pela equipe do médico. A descoberta de Aldo Lima foi apresentada inicialmente no Congresso Brasileiro de Pediatria, realizado no ano passado em Fortaleza. No começo de março, a pesquisa ganhou destaque no Congresso de Medicina Tropical, em Salvador (BA). No final de abril, ele vai apresentá-la ao Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, sediado na Universidade de Virgínia, financiadora da pesquisa.

“Está tudo pronto para o composto entrar no mercado. Acredito que o mais breve possível será iniciada a produção industrial em larga escala”, adianta o infectologista, informando que conseguiu financiamento para a produção da glutamina, que é a base do remédio. Segundo Aldo Lima, o ideal é que o composto vá para o mercado como genérico, facilitando a aquisição do produto pelo Estado, para que possa ser distribuído às famílias de baixa renda. A alternativa alimentar substitui a glicose, fundamental para as crianças desnutridas que perdem massa corporal. Com essa perda, elas deixam de crescer até 3,6 centímetros nos dois primeiros anos de vida, comprometendo o seu desenvolvimento. Outro registro feito pela pesquisa de Aldo Lima foi o poder cicatrizante da fórmula. Ela aumenta a capacidade de absorção intestinal, evitando as lesões provocadas pela diarréia, um dos sintomas da desidratação. A glutamina deve ser usada de maneira preventiva. Segundo o médico, ela pode ser tomada para evitar a desnutrição. “Ela atua como uma solução de reidratação”, ressalta o médico. O composto, levado ao maior hospital infantil do Ceará – Albert Sabin –, foi plenamente aceito por 110 crianças de até dois anos. “Lá elas receberam glutamina e ganharam em média quatro gramas de peso por dia, o dobro se comparado ao grupo de crianças que tomaram soro convencional”, relata Aldo Lima.