O sociólogo combatente
O sociólogo mineiro Vinícius Caldeira Brant morreu na terça-feira 25, aos 58 anos. Ele contraiu uma infecção no pós-operatório de uma cirurgia realizada no Hospital das Clínicas (SP) para retirar um câncer do estômago. Brant foi presidente da UNE em 1962 e integrante da organização de esquerda Ação Popular (AP). Combatente da ditadura, ele passou pelos porões das torturas. Entrou para o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) em 1974, quando a instituição era presidida pelo sociólogo Fernando Henrique Cardoso.

 

Padre Marcelo em Portugal
O padre Marcelo Rossi lançou em Lisboa na segunda-feira 24 seu disco Louvar o Senhor no programa de auditório Roda dos milhões da tevê portuguesa SIC. "Eu não estou legitimando nada. Estou levando a mensagem de Deus sem perder a dignidade sacerdotal", disse o padre sobre o fato de ser um programa que realiza a loteria da sena.

 

MORRERAM Ramon Rubial, senador espanhol. Ficou preso durante 20 anos (de 1937 a 1957) por ter lutado contra o ditador espanhol Francisco Franco na guerra civil espanhola (em 1936). Foi presidente do Partido Socialista Espanhol (PSOE). Em Bilbao (Espanha), aos 92 anos, de infarto. Na segunda-feira 24.

Felipe Rodriguez, cantor porto-riquenho. Era o mais consagrado de seu país. Seus maiores sucessos foram Borracho por amor, Bajo palavra e Amor robado. Em Carolina (Porto Rico), aos 73 anos, de causa desconhecida. Na quinta-feira 27.

– Francisco viriato de oliveira, o "Japonês", traficante, sequestrador e um dos fundadores da organização criminosa Comando Vermelho, foi assassinado na prisão no Rio de Janeiro. O traficante Japonês, 47 anos, foi assassinado junto com o seu filho Washington de Oliveira, 29 anos. A polícia suspeita de acerto de contas entre traficantes.

Frederico Arnaldo Bavé, ex-presidente do Sport Internacional. Foi presidente do clube gaúcho em 1959, 1976 e 1977. Sócio fundador da TV e Rádio Gaúcha, fez a histórica transmissão da cobertura do jogo do Brasil no Chile, em 1962. Em Porto Alegre, aos 72 anos, de câncer. No sábado 22.

Eugênio Lerner, professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IF/UFRJ). Criou um laboratório para baixas temperaturas, um dos mais importantes da América Latina. No Rio de Janeiro, aos 55 anos, de câncer. No domingo 23.

EMPOSSADO na presidência do Supremo Tribunal Federal o juiz Carlos Velloso (à dir.), que recebeu os cumprimentos do presidente FHC. Velloso, que é juiz há 32 anos, terá como vice Marco Aurélio Mello, primo do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Em Brasília, quinta-feira 27.

CONFESSOU ser o assassino do empresário João Sabóia, o modelo Márcio Scherer. O crime aconteceu em Nova York em março deste ano. Na sexta-feira 28, no Rio de Janeiro.

 

  D E S T A Q U E S

– Os irmãos belgas Luc e Jean Pierre Dardenne foram os vencedores do Festival de Cannes no domingo 23, com o filme Rosella. Melhor direção: o espanhol Pedro Almodóvar, com Tudo sobre mi madre. O diretor português Manoel de Oliveira ganhou o prêmio do júri por A carta.

– Surpresa no concurso de Miss Universo: ganhou a africana Mpule Kwelabobe. A Miss Botsuana foi eleita a mulher mais bela do mundo na quinta-feira 25, em Trinidad Tobago.