O médico Henry Heimlich, que deu seu nome a uma famosa técnica de primeiros socorros, colocou em prática, aos 96 anos, a sua “manobra” com uma colega de sua residência para idosos que estava sufocando, salvando sua vida, informou neste sábado o New York Times.

“Eu pedi um hambúrguer, e a próxima coisa que me lembro é que não conseguia respirar, eu estava sufocando”, relatou ao jornal Patty Ris, de 87 anos, salva no meio do jantar pelo Dr. Heimlich.

A “manobra de Heimlich”, inventada em 1974 e também conhecida como compressão abdominal, consiste em se colocar atrás da vítima de um sufocamento e provocar a expulsão do que está obstruindo a via aérea ao fazer uma forte pressão com as mãos na boca do estômago da pessoa.

“Eu vi seu rosto contorcido, sua pele ficando escura e não podia falar. Eu sabia que ela estava sufocando”, disse o médico americano ao New York Times.

“Apliquei (a manobra) e ela se recuperou rapidamente”, disse ao Cincinnati Enquirer. O ocorrido “me permitiu perceber o quão maravilhoso é ser capaz de salvar todas essas vidas”, acrescentou.

mdl/alc/at/ll/mr