O governo japonês rebaixou sua visão sobre os lucros das empresas, mas manteve a avaliação geral da economia, em seu relatório mensal relativo ao mês de maio. Tóquio disse em relatório publicado nesta segunda-feira que a economia continua a se recuperar moderadamente, apesar da recente fraqueza.

O governo também afirmou que o lucro das empresas melhora, mas o ritmo desse avanço tem desacelerado. Por outro lado, melhorou sua avaliação sobre a construção de moradias, ao dizer que há sinais de aceleração na atividade nesse setor.

Dados divulgados na semana passada mostraram que a economia do Japão cresceu 1,7% em uma base anualizada no primeiro trimestre. Analistas previam avanço menor, de 0,3%.

Os ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais do G-7 se reuniram durante o fim de semana para discutir a coordenação política entre eles. Os chefes de Estado dos países do grupo se reúnem mais tarde nesta semana.

No Japão, a especulação sobre estímulos políticos aumentou após grandes terremotos afetarem o sul do país, em abril. Os tremores causaram estragos avaliados em entre 2,4 trilhões e 4,6 trilhões de ienes (US$ 22 bilhões a US$ 42 bilhões) e a atividade econômica sofreu prejuízo de 90 bilhões a 127 bilhões de ienes até agora, segundo estimativas oficiais. O governo ainda disse no relatório que trabalhará para uma recuperação antecipada da economia regional, com o uso de um orçamento extra aprovado na semana passada. Fonte: Dow Jones Newswires.