Passar a mistura no rosto e depois jogar no corpo todo. Repetir durante 21 dias. Pode-se começar antes do dia 31 para já ir atraindo os bons fluidos.

A cor é laranja. O cristal é o quartz-o rutilado. As palavras de ordem: cooperação e diplomacia. Há milhares de símbolos para lidar com a energia do ano 2000. São espécies de salvaguardas para virar o milênio em harmonia. Por se tratar de um ano em que as pessoas projetam tantas expectativas, os místicos e religiosos avisam que só estourar o champanhe e comer um prato de lentilhas não vão segurar o rojão do que vem por aí. Será um período, acreditam eles, em que a verdade, em seu sentido mais amplo, não poderá mais ser varrida para debaixo do tapete e isso pode gerar conflitos. Para enfrentar essa onda de franqueza, só mesmo com um coração solidário e muito jogo de cintura. “O sentido de coletividade vai ganhar grande força”, analisa a astróloga carioca Martha Píres Ferreira.
 

Muito dessa descoberta do “outro” cabe na força do número 2, que pela numerologia é definido como o equilíbrio entre as forças, a cooperação entre dois pólos. Para a especialista no tema Aparecida Liberato, a simbologia do ano 2000 amplia o sentido do número 2. O zero tem um significado divino. Se o verbo a ser conjugado este ano é o compartilhar, a sequência de três zeros aponta para um momento em que o mundo estará numerologicamente fortalecido para substituir o individualismo que dominou os últimos séculos. “Estaremos mais disponíveis para causas que atendam a mais gente. Mas assim como o 2 é o senso de justiça, também significa indecisão.”
 

A ialorixá Mãe Sílvia de Oxalá alerta para um período de grandes instabilidades políticas, que irão interferir diretamente na vida das pessoas. Preocupado em se manter no poder, o presidente deixará de lado todas as prioridades sociais e isso estimulará as manifestações populares. Num ano comandado por Oxum – orixá que tem um lado de feiticeira brava – e Ogum – orixá guerreiro –, o que se pode esperar é um grande potencial bélico. Será preciso a intervenção de Orumilá, uma espécie de apaziguador dos atritos, para dar uma certa harmonia ao período. Para que ninguém se exponha a situações de conflito, Mãe Sílvia aconselha todos a não dar passos maiores que as pernas. “É uma época para não se deixar levar por terceiros. Siga as intuições e não se deixe influenciar pelas energias negativas.”
 

Mas como não há unanimidade no terreno das previsões, Otávio Azevedo, presidente do sindicato dos astrólogos do Rio de Janeiro, aponta para um ano sem complicações. O único momento mais tenso será em maio, quando haverá uma forte concentração planetária em Touro. Como o signo está ligado aos recursos financeiros, poderá haver uma quebradeira na Bolsa de Valores. Mesmo assim, será, segundo ele, um ano tranquilo, sem catástrofes. Ele prevê também o que qualquer otimista já sabia. “Será a maior comemoração coletiva da história. Afinal é o último ano do milênio.”

Banho para abrir caminhos da mãe Sílvia de Oxalá

  • 3 colheres de sopa de água de flor de laranjeira;
     
  • 3 colheres de sopa de mel;
     
  • 1 jarro de água do chuveiro.

As ações sugeridas pelo astrólogo Otávio Azevedo

1 O primeiro dia de 2000 resume todo o ano, por isso tenha atitudes que exprimam seus desejos. Se o problema é crescer na vida, suba uma ladeira ou um morro. Se a questão é melhorar a vitalidade, pegue uma praia.

2 Nos dias que antecedem a virada, livre-se de tudo que é inútil. Doe roupas, jogue fora as tralhas, arrume armários e gavetas. Comporte-se como se fosse fazer uma longa viagem e tivesse de deixar tudo organizado. Simplifique a vida.

Dicas da numeróloga Aparecida Liberato

Some dia e mês de seu nascimento ao número 28. Exemplo para quem nasceu em 1º de julho: 1+7+28 = 36. Some até chegar a um único algarismo: 3+6 = 9. Até o próximo dia do aniversário dessa pessoa, será o 9 que estará influenciando o ano. Cada algarismo tem um cristal e uma cor correspondente. Use alguma peça no tom indicado na virada do ano. Carregue o cristal com você e repita a frase que fará a pedra vibrar a seu favor:

1 cor: vermelho; pedra: granada.
Frase: "A granada me traz força e a coragem para seguir rumo à vitória."

2 cor: laranja; pedra: quartzo rutilado.
Frase: "O quartzo rutilado me beneficia, desenvolvendo minha autoconfiança e diplomacia."

3 cor: verde-turquesa; pedra: amazonita.
Frase: "A amazonita me ajuda a dizer as palavras certas na hora certa, com alegria e otimismo."

4 cor: verde-garrafa; pedra: quartzo verde.
Frase: "O quartzo verde traz a estabilidade e a disciplina para meu trabalho e minha vida."

5 cor: azul-claro; pedra: água-marinha.
Frase: "A água-marinha me acalma e me traz a paz e novos caminhos."

6 cor: azul-escuro; pedra: quartzo azul.
Frase: "O quartzo azul me acalma e me traz harmonia para meus relacionamentos familiares e sociais."

7 cor: lilás; pedra: ametista.
Frase: "A ametista me purifica e ajuda a desenvolver a minha sabedoria."

8 cor: ferrugem; pedra: citrino.
Frase: "O citrino me traz sucesso, equilíbrio mental e o senso de justiça."

9 cor: rosa; pedra: quartzo rosa.
Frase: "O quartzo rosa purifica meu coração e desenvolve a minha compaixão."

A mentalização da astróloga Martha Píres Ferreira

Permaneça a passagem do ano em estado de oração, numa postura de não-violência para que a verdade prevaleça no mundo.