A Bolsa de Tóquio fechou em baixa nesta segunda-feira, após acumular ganhos nos dois pregões anteriores, uma vez que a continuidade da valorização do iene ante o dólar alimenta preocupações sobre as condições de negócios das empresas japonesas.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais líquidas na capital do Japão, caiu 0,44%, a 15.751,13 pontos, depois de subir 0,46% na sexta-feira.

Analistas dizem que os investidores devem ficar cautelosos diante da possibilidade de novas perdas do Nikkei, em meio à tendência recente de força da moeda japonesa em relação ao dólar. A perspectiva de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) não terá pressa de voltar a elevar juros tem ajudado a enfraquecer o dólar diante do iene e de outras divisas.

“Como o G-20 irá se reunir em Washington nesta quinta-feira, provavelmente será difícil para o Japão intervir no mercado de câmbio antes do encontro”, comentou o estrategista-chefe da Rakuten Securities, Masayuki Kubota, referindo-se ao grupo dos 20 países mais industrializados do mundo.

Segundo Kubota, o mercado japonês deverá continuar em território negativo se o iene avançar mais.

Companhias mais vulneráveis a oscilações cambiais foram destaque de baixa em Tóquio hoje, incluindo as montadoras Toyota (-3,46%), Honda (-2,08%) e Nissan (-1,69%). Fonte: Dow Jones Newswires.