Coluna: Gabriela Kapim

Nutricionista, Formada pela USU - Rio de Janeiro em 2003, especializada em alimentação infantil. Trabalha com crianças desde 1999, quando, ainda na faculdade, dava aulas de capoeira. Em 2013 estreou como apresentadora no canal GNT dos programas Socorro! Meu Filho Come Mal, Cozinha Colorida da Kapim e, em 2018, o Socorro! Meus Pais Comem Mal. Autora de 2 livros, homônimos dos programas, um deles com mais de 60 receitas para a família toda colocar a mão na massa. Kapim é mãe de dois adolescentes muito legais e que comem superbem, Sofia (15) e Antonio (13). Nesses mais de 20 anos trabalhando com crianças, já ajudou a transformar e melhorar os hábitos alimentares de milhares de famílias, sempre buscando uma conexão saudável entre todas as partes envolvidas: pais, filhos e o alimento.

6 dicas para uma mãe voltar a se sentir uma mulher linda novamente

6 dicas para uma mãe voltar a se sentir uma mulher linda novamente
6 dicas para uma mãe voltar a se sentir uma mulher linda novamente Foto: Unsplash

Mulheres com bebês pequenos muitas vezes se esquecem de si. Isso é natural, a entrega e o trabalho são enormes, fica fácil se perder no universo da maternidade. Mas tão importante quanto estar inteira para cuidar dos filhos(as) é cuidar de si, é recuperar a sua identidade antes de ser mãe

+ Fernanda Rodrigues revela que precisou fazer terapia para lidar com a maternidade
+ Titi Müller desabafa nas redes sociais sobre os desafios da maternidade
+ Salário maternidade pode ser estendido para mães em caso de internação

Muito se exige que da mulher nos primeiros meses/anos da criação de um(a) filho(a): amamentação exclusiva, cuidados com o bebê, trocas de fraldas, banho, bota pra arrotar, leva pra tomar sol, leva ao pediatra, pra tomar vacina… tudo isso recheado de inseguranças e atenções, não tem jeito é exaustivo. 

E hoje no dia das mulheres, vim lembrar que a única coisa que, realmente, só uma mãe pode dar ao seu filho é o peito, o resto, todas as outras tarefas é possível o pai fazer também. 

Então aí vão algumas dicas para ajudar mães a recuperarem um tempinho para se sentirem mulheres lindas novamente.

+ REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!

  1. 1 – Desde os primeiros dias do seu bebê, divida as tarefas do dia a dia com o seu(sua) parceiro(a). 
  2. 2 – Tenha uma rede de apoio, peça ajuda. Lembrando que ajuda a gente pede pra familiares e amigos. Pai não ajuda, pai é tão responsável pelo bebê quanto a mãe.
  3. 3 – Desde as primeiras semanas do seu bebê, tente organizar a rotina para que você consiga tomar um belo banho, todos os dias. Um bom banho é revitalizante. Ninguém merece ficar o dia inteiro com aquele cheirinho azedo de leite.
  4. 4 – Enquanto estiver amamentando, converse com seu bebê sobre as coisas que você fazia antes dele nascer e te deixam muito feliz (dançar, correr, ir a praia, papear com as amigas…). É uma forma de você se conectar com essas coisas e não deixar que elas se percam nas memórias. Lembrar delas vai te ajudar a recuperá-las mais rápido.
  5. 5 – Escolha uma mamada do dia, e depois dela, na garantia e tranquilidade de que seu bebê não vai ficar com fome, entregue-o a alguém e aproveite um momento só seu. Comece com 10/15 minutos depois vai aumentando. Até que vai chegar a hora que você terá um intervalo entre mamadas todinho só pra você!
  6. 6 – Assim que possível recupere umas das atividades que mais gosta de fazer sozinha, e inclua ela na sua rotina (ler, escrever, fazer a unha ou o cabelo, uma atividade física, qualquer coisa sua) 

Voltar a se reconhecer e se conectar como a mulher linda e forte que existe aí dentro, te ajuda a, aos poucos, ir se desmontando da mãe, exausta e descabelada, que toma conta da gente nos primeiros meses de nossos filhos. E já já você será uma mãe incrível e uma mulher completa.  

Lá no meu curso Conexão Saúde – Introdução Alimentar, eu também falo bastante sobre esse tema, que eu amo. Vem!

+ Conheça agora o guia de alimentação ideal para seu filho!