Copa
Na marca do pênalti

01.jpg

Sérgio Cabral (foto) deve receber até 15 de setembro autorização do Tribunal de Contas da União para sacar no BNDES mais dinheiro para a reconstrução do Maracanã, palco da final da Copa do Mundo de 2014. O banco já liberou R$ 80 milhões. Responsável pela equipe que analisa o projeto e o orçamento da obra, o ministro Valmir Campelo está satisfeito com as informações que recebeu até agora. Tanto que tende a sugerir ao plenário aprovar de uma só vez o saque da parcela restante, de R$ 320 milhões – cabendo ao banco negociar as garantias com o governo fluminense.

Alimentos
Miséria

Durante as missas nas igrejas católicas, no dia 4 de setembro, haverá recolhimento especial de ajuda para a Somália. Segundo a ONU, metade da população do país de 7,5 milhões precisa de ajuda imediata para viver. O dinheiro arrecadado irá para a Cruz Vermelha Internacional, que comprará alimentos e os enviará em voos humanitários.

Televisão
Plantão médico

02.jpg

Especialistas que acompanham Reynaldo Gianecchini, internado desde 4 de agosto no Hospital Sírio-Libanês, com a discrição que o caso requer, confidenciam que, se o linfoma não Hodgkin de células T não ceder ao tratamento com quimioterapia – como ocorre muitas vezes –, o ator terá que sofrer um transplante de medula. Nesse caso, as irmãs Cláudia e Roberta têm maiores chances de ser doadoras. A qualquer hora, aliás, elas podem passar por exames, com tal finalidade.

Logística
De navio

Sempre transportado por aviões, o real pode ainda este ano chegar pelo mar a algumas sedes do Banco Central. Estudos consideram a proximidade da fabricante Casa da Moeda, em Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, com o Porto de Sepetiba. Com o querosene de avião em alta, o custo dos despachos decolou.

Transplantes
Boa subida

Definida esta semana a logomarca da XIII Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, de 25 de setembro a 1º de outubro. Respira-se ar de festa na ABTO, entidade médica que promove a mobilização. No primeiro semestre, o Brasil alcançou o recorde de 10 doadores por milhão de habitantes (PMP). Dois Estados em especial contribuíram para a grande marca: Santa Catarina, com 25,6 doadores, e São Paulo, com 20,2.

Tecnologia
Telemengão

O lateral rubro-negro Léo Moura será a estrela da nova campanha da TIM. Um chip associado ao plano Infinity Pré dará aos torcedores acesso gratuito a notícias do clube, avisos de gol via SMS (com link para vídeos das jogadas) e download do hino do clube. A expectativa da operadora é fechar o ano com 60 milhões de usuários – nem todos flamenguistas, claro.

Arte
Rocinha

03.jpg

Badalado evento de arte pública, o Cow Parade, realizado em mais de 30 cidades do mundo, pegará carona nas UPPs, quando chegar ao Rio de Janeiro. As vaquinhas coloridas da mostra serão exibidas nas comunidades pacificadas do Morro do Borel, Complexo do Alemão e Cidade de Deus, a partir de 28 de setembro. A Rocinha, ainda sem uma unidade pacificadora, terá uma vaquinha especial, criada por um artista da favela.

Justiça
Agora vai

05.jpg

Finalmente, a diretora da Polícia Rodoviária Federal, Maria Alice Nascimento, será efetivada no cargo, onde está como interina desde abril. O ministro José Eduardo Cardozo assinará a nomeação da primeira mulher para dirigir o departamento nas próximas horas.

Governo
Faca afiada

04.jpg

O Palácio do Planalto divulgou que Dilma Rousseff ficou surpresa com o pedido de demissão de Wagner Rossi. Jogada para o público. Antes de o ministro atirar a toalha na quarta-feira 17, a presidenta já tinha decidido nomear José Gerardo Fontelles para ser secretário-executivo da pasta – segundo cargo na hierarquia. Quando o comandante está forte, é ele quem escolhe seu imediato.

Agricultura
PMDB x PT

Na onda de escândalos que se abateu sobre o Ministério da Agricultura, Silvio Porto entrou mudo e saiu calado. Foi o petista de carteirinha quem levou a agricultura familiar para dentro da Conab, projeto 100% aprovado por Lula. Aliás, quando Wagner Rossi presidiu a estatal, as divergências entre ambos eram tantas que Porto costumava assinar, “com ressalvas”, as atas de reuniões da diretoria. Apesar disso, Rossi nunca conseguiu demiti-lo.

Crimes
Boa fase

As ações da Polícia Federal têm feito a festa de grandes escritórios de advocacia. Não são apenas os criminalistas que entraram em campo. Há muitos advogados tributaristas atuando nos bastidores para livrar novos clientes de processo contra o Fisco, por sonegação. Tudo em segredo de Justiça, como gostam de afirmar à boca pequena.

Urbanismo
Foco no varejo

“O desafio da urbanização é o maior do Brasil. O País pode transformar favelas em construções mais sustentáveis”, afirmou o americano Stuart Hart, um dos maiores especialistas mundiais em negócios sociais, que esteve em São Paulo na semana passada. Autor do livro “O Capitalismo na Encruzilhada”, ele visitou as comunidades de Brasilândia, Vila Andrade e Ermelino Matarazzo, onde a Coca-Cola toca um projeto social que pretende, até a Copa de 2014, capacitar 400 mil jovens das classes C e D para trabalhar no varejo.

Turismo
Fala, doutor!

Em depoimento na Câmara dos Deputados esta semana, o ministro Pedro Novais disse que só deixará o cargo mediante três hipóteses: Dilma Rousseff pedir, o partido solicitar ou ele adoecer. São muitas as apostas em Brasília sobre quando Sua Excelência apresentará um atestado médico ao governo.

Empresas
Vida a dois

Nem sempre os casamentos dão certo – na vida pessoal e na jurídica. Juntas desde 2003, a Bunge e a J. Macêdo – as duas principais empresas no mercado brasileiro de trigo – provocam comentários de que os laços da união já não andam tão apertados. Como nas relações, as “crises conjugais” podem passar – ou não.

Medicina
Vida sem fronteiras

06.jpg

Boicote internacional à parte, o Brasil vai implementar um programa de ajuda à Síria na área médica. O objetivo é preparar equipes, em Damasco, a partir da próxima semana, para a realização de transplantes de fígado, com doadores vivos. A técnica na qual especialistas brasileiros gozam de reconhecimento mundial será ensinada pelo cirurgião Paulo Chapchap, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.