aecio-doria.JPG

O primeiro grande jantar em São Paulo em torno do presidenciável Aécio Neves aconteceu ontem na casa do empresário João Doria Jr., no Jardim Europa. Era a noite do dia 31 de março, data dos 50 anos do Golpe Militar. Um time A de 150 empresários foi prestigiá-lo.
                                      
                                    ****
Parte deles já havia estado horas antes no Hotel Grand Hyatt, onde Aécio abriu o primeiro almoço do Lide (Grupo de Líderes Empresariais) com presidenciáveis.  Lá, 518 convidados, entre empresários e CEOs, ouviram Aécio defender, caso seja eleito, um ministério com a metade das pastas atuais, um plano de redução de carga tributária em seis meses de governo e a flexibilização na maioridade penal.
                                  
                                    ****
No encontro à noite, empresários e banqueiros como Jorge Gerdau Johannpeter, Luis Carlos Trabucco, Horácio Lafer Piva, Flavio Rocha, Maria Luiza Trajano e André Esteves se destacavam num cenário de 9 mesas dispostas em duas grandes salas. Aécio dividiu com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso a cabeceira da mesa principal de 18 lugares. O governador Geraldo Alckmin, que esteve também no almoço, saudou Aécio como “o mais paulista dos mineiros”. O governador mineiro Antonio Anastasia, que cuidará do plano de governo na campanha de Aécio, e o senador Cassio Cunha Lima (PSDB-PB) completavam o grupo de tucanos na noite. Para remeter à data do golpe militar, Aécio lembrou o avô Tancredo Neves enfurecido no Congresso Nacional, como líder do governo Jango na Câmara, no dia 31 de março de 1964. “Tancredo gritava: ‘Canalhas, vão mergulhar o país em 20 anos de ditadura militar’”
                               
                                    ****
Enquanto os convidados saboreavam macarron de baba de moça com sorvete de coco, Aécio fez o seu discurso. Antes disso, Doria aqueceu a fala do pré-candidato Tucano lembrando que os índios guaranis escolhiam seus chefes não pelos mais velhos ou pelos mais fortes, “mas por aqueles que mais sonham”.
                                        
                                    ****
Ao chamar Fernando Henrique para juntar-se ao ‘palco’ onde foi servido o jantar, Aécio nomeou o ex-presidente de seu mentor. “Se tudo der errado”, disse Aécio, antes de anunciar o principal grã-tucano da noite, “Tem que ter um craque para entrar em campo. Digo o quanto para mim tem sido importante o seu apoio e os seus conselhos”. Assim o presidenciável chamou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para o ‘palanque’ improvisado na sala.
                                 
                                   ****
Nessa hora, o empresário Alexandre Acioly, amigo do senador mineiro, foi o primeiro a se levantar enquanto FHC passava entre as mesas. Todos ficaram de pé, aplaudindo por quase um minuto para saudar o ex-presidente.  “O Brasil melhorou mas não foi só por causa do meu governo”, agradeceu FHC. “Temos um desafio pela frente. Nosso problema é de rumo. É preciso sensibilidade para entender o desafio. Estou empenhado na eleição do Aécio pelo bem do Brasil.”
                          
                                  ****
O senador mineiro repetiu o que dissera no almoço ao empresariado paulista no Hyatt. “Não comungo da tese de que o Brasil foi descoberto em 2003”. De costas para uma parede repleta de telas de Di Cavalcanti, ele parecia ter combinado o cenário ao discurso: “Tenho enorme confiança nos quadros que nós temos. Vou escalar meu time com quadros de extrema relevância.”
Na hora do almoço Aécio desafiou o PT ao dizer: ‘tanto faz Dilma ou Lula, o que quero é derrotar o modelo que está aí. No jantar, defendendo a meritocracia, disse que o atual governo “perdeu a capacidade de transformar".
 
                                  ****    
Enquanto respondia à Viviane Senna – que perguntou se teremos reformas trabalhistas, tributárias e políticas -, Aécio defendeu o fim da reeleição. “Defendo o mandato de cinco anos, sem reeleição, para que tenhamos paz para governar”, afirmou o pré-candidato, aplaudido.“O presidente Fernando Henrique me autorizou a dizer isso. Não teria dito se não tivesse conversado com ele”, sorriu ele para FHC, que já tinha ido senta-se na plateia. Em uma cadeira ao fundo, FHC devolveu a brincadeira com uma risada. “Se for preciso passo quatro anos com índice de polularidade negativo. É para isso que saio da zona de conforto. Vamos nos encontrar ano que vem.”
                                      
                                  ****
Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central no governo FHC, foi chamado carinhosamente pelo pré-candidato, para falar como se seu ministro da Fazenda já o fosse. Após responder à pergunta do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, Aécio pediu um complemento ao seu ‘ministro’. “Fala Armínio, para já ir se acostumando”, sorriu Aécio.
                                    
                                  ****
O cardápio do jantar da chef Morena Leite era bem brasileiro, servido com vinhos francês e italianos. A entrada de blinis de tapioca com surubim defumado e o ravioli de abóbora recheado com queijo da Serra da Canastra servido com molho de salvia casaram com o Sancerre Comte Lafond Blanc 2010 (Baron de Ladoucette & Comte Lafond/France). O mignon de cordeiro com escamas de shitake mais rosti de aipim foi servido com Brunello di Montalcino 2006 (Villa Poggio Salvi/Itália). Por fim, Muscat de Riveslates 2008 (Sarda Malet/França) para a sobremesa.
 
                                 ****
Os empresários saíram bem impressionados do jantar. A pergunta de Jorge Gerdau sobre aumento da renda e redução da carga tributária, “atrasou” em meia hora, brincou Doria, o final do evento, marcado para às 23h30. E já passava da meia noite do dia 1 de abril quando jantar acabou.
 
 

Pic_Gente.jpg

O loiro platinado serve para dar vida à vedete Aurora na novela das seis “Joia Rara”. Na pele de uma mulher de outro tempo, Mariana Ximenes completa 15 anos de carreira. Aos 33 anos, solteira, festeira por entusiasmo, ela diz que quer tempo: “De seis meses para cá, quero me conhecer mais e ficar quieta na minha casa”. Mas nada que a tenha impedido de estrear no Instagram como @marixioficial. “É como meus amigos me chamam”. O sucesso foi imediato. Já ganhou 120 mil seguidores. Capa de ISTOÉ Gente, ela se prepara para o próximo trabalho: um filme baseado no livro “Mãos de Cavalo”,
de Daniel Galera.

O ultimato a Roseana

GENTE-05-IE-2314.jpg

Um empresário com intimidade para abrir a geladeira no Palácio dos Leões em São Luís do Maranhão garante: a governadora Roseana Sarney cumpre o mandato até o fim e não sai candidata ao senado. O motivo não é a crise desencadeada pelas mortes no presídio de Pedrinhas, mas um ultimato do marido, Jorge Murad. Ele jura pedir o divórcio se Roseana se candidatar de novo. Já José Sarney, segundo o mesmo interlocutor, concorrerá ao Senado. Após reuniões em as bases no Amapá e no Maranhão, Sarney teria voltado atrás na decisão de não se candidatar em 2014.

GENTE-06-IE-2314.jpg

Bala

Dia da mentira?
João Doria Jr. diz que seu jantar para Aécio Neves na segunda-feira 31, em São Paulo, “tem e não tem” a ver com os 50 anos do Golpe. “Por coincidência caiu em 31 de março. Mas o golpe foi em 1º de abril. Foi um embuste tão grande na vida do País que nem sequer a data é correta.” Ele promete relacionar a data ao encontro com o presidenciável.

Separados, mas unidos

GENTE-07-IE-2314.jpg

Quem vê Bárbara Paz e Hector Babenco nem imagina que foram um dia casados. Separados desde janeiro, a parceria na arte prossegue. É forte a ligação de respeito do ex-casal na relação atriz e diretor, juntos novamente na peça “Vênus em Visom”, de David Ives. “Hector é um mestre. Ele sempre pede mais. Isso te faz aprender. Foi um encontro bonito entre nós. Ele é um criador”, resume ela, indicada ao prêmio Shell de Melhor Atriz pelo papel. Babenco elogia a ex-mulher. “Nessa peça, descobri o lado palhaça de Bárbara que eu desconhecia”, diz. “Fiz testes com outras atrizes, mas Bárbara e eu nos divertimos na montagem.” A peça fica em cartaz em São Paulo até 8 de junho.

Thereza Goulart quebra o silêncio

GENTE-10-IE.jpg

“Nunca pensei que, 50 anos depois, estivesse aqui para lembrar.” Maria Thereza Goulart, a bela primeira-dama do golpe de 1964, falou com exclusividade à revista ISTOÉ Gente. À repórter Livia Calmon, a viúva de Jango contou como recebeu a notícia do golpe, por Tancredo Neves. Narrou a primeira noite sozinha após o marido ser deposto. Relatou a saída da Granja do Torto, escoltada, levando os filhos, poucas roupas para as crianças e uma saia que gostava. Falou da solidão de quatro dias incomunicável no Sul, antes de sair do País. “Fui a primeira exilada a pisar no Uruguai”, disse numa entrevista de duas horas à revista, que chega às bancas na segunda-feira 31. Sobre suas perdas, seus medos e a morte de Jango, Maria Thereza, hoje com 73 anos, também falou. A ex-primeira-dama passa 31 de março em Porto Alegre.

GENTE-B-IE-2314.jpg

Na passarela do SPFW

GENTE-02-IE-2314.jpg

A top russa Irina Shayk, namorada do jogador português Cristiano Ronaldo, e a piauiense Laís Ribeiro, angel da Victoria Secret’s, se juntam a Gisele Bündchen entre os destaques do São Paulo Fashion Week, que começa na segunda-feira 31. Irina desfila para a Triton, mas não trará a tiracolo o namorado craque. Laís dividirá com Cauã Reymond a passarela da Ellus.
A top brasileira, estrela de marcas como GAP, Marc Jacobs, Michael Kors e Ralph Loren, vai realizar agora seu maior sonho: levar o filho, Alexandre, de 6 anos, para morar com ela em Nova York, onde vive desde 2010. “Tê-lo ao meu lado e poder acompanhar o crescimento dele não tem preço.” O menino vivia com a avó no Piauí. Laís subiu 15 posições no ranking das mais sexy no site internacional models.com. 

GENTE-A-IE-2314.jpg

*com Simone Blanes e Livia Calmon
Fotos: HENRIQUE GENDRE (Mariana Ximenes); Jane de Araújo/Ag. Senado (José Sarney); Pedro Dias/Ag. Istoé (Bárbara Paz); CRY/The Grosby Group (Cristiano Ronaldo); Divulgação (Laís Ribeiro); J. Freitas/ABr (Maria Thereza Goulart recente); Arquivo/Ag. O Globo (Maria Thereza Goulart)