As feridas abertas dentro do PT com a prisão de José Dirceu na Operação Lava Jato ainda estão longe de serem cicatrizadas. Há um grupo – crescente – que discute a possível expulsão dele da legenda. Mas também há os que acreditam que o partido tem tratado mal o ex-ministro. No segundo grupo, ganha força o deputado federal e filho do antigo comandante petista, Zeca Dirceu (PT-PR). Magoado, Zeca acha que a sigla abandonou o pai dele para evitar mais crise. Nos bastidores, ele tem cobrado para o pai tratamento igual ao dado ao ex-tesoureiro da sigla, João Vaccari Neto.

CONF-ABRE-IE.jpg

Sem ajuste na parada
O Palácio do Planalto planeja o desfile de 7 de Setembro sem miséria. De costas para o ajuste, o evento deste ano deverá custar aos cofres públicos quase o dobro do ano passado – estão previstos despesas de R$ 2,1 milhões. Com a crise política e o risco de vaias, pensa-se até em suspender o tradicional desfile de carro aberto pela Esplanada.

charge.jpg

PF de fora
O governo petista escanteou a Polícia Federal ao tirar da instituição a atribuição de coordenadora das ações antiterrorista, na lei que está sendo discutida no Congresso Nacional. A nova legislação prevê que o papel de comando das ações ficará a cargo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), órgão da Presidência.

Estresse também na cozinha  
O mês de agosto não está sendo fácil para ninguém, em Brasília. Parlamentares que participaram de jantares com a presidente brincam que ela transferiu a responsabilidade pela estabilidade política do governo à chef do Palácio da Alvorada, Andréa Munhoz. Dilma tenta reconquistar a base parlamentar pela boca, nos encontros gastronômicos. Se a comida não for boa, a chance de sucesso diminui. Para o azar da chef Andréa, ela ainda tem que combinar o cardápio com a dieta da presidente, que mantém a silhueta após ter perdido mais de 15 quilos com o regime do médico argentino Máximo Ravenna.

PP do Saliba
Nem todos os deputados do PP, investigados pela Lava Jato, são defendidos pelo advogado, Michel Saliba. O jurista só cuida dos parlamentares que aceitaram fechar uma versão única de defesa. Os contrários, a exemplo de Jerônimo Goergen (RS), pagam defensores do próprio bolso.

Central do fogo amigo
O presidente do PT, Rui Falcão, mandou o diretório de Brasília apurar a informação de que o boato sobre a hipótese de o ex-presidente Lula assumir uma pasta no governo Dilma para se livrar de investigação da Lava Jato na primeira instância saiu de uma reunião da legenda no DF.

Celebridade
Advogados da pequena Faxinal dos Guedes (SC) têm se apresentado como conterrâneos do ministro relator dos processos da Lava Jato no STF, Teori Zavascki, para turbinar o currículo. A terra do magistrado, com 11 mil habitantes, fica próximo a Passo Fundo, município gaúcho que abriga refinaria de petróleo e rende causas no setor produtivo.

Os novos carcereiros
A direção do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, está preocupada com o resultado do último concurso público na instituição, finalizado em julho. O desemprego levou muitas pessoas com perfil acadêmico a buscar as vagas de nível médio. Apesar de o departamento ver com simpatia a possibilidade de ter nos quadros agentes com melhor formação, o trabalho é pesado e na prática exige um perfil psicológico específico. A direção teme que o concurso não tenha selecionado os candidatos adequados para uma teoria que não será aplicada na prática.

Cade a une?
Uma comitiva de estudantes de instituições particulares esteve no Congresso Nacional na terça-feira 11 visitando os gabinetes de deputados e senadores em busca de apoio pelo cumprimento da execução do programa de Financiamento Estudantil (FIES). Apesar de o corte no Fies ter atingido 70 mil alunos, eles não têm encontrado ajuda na União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade parceira do governo federal.

Toma lá dá cá

Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR)

CONF-4-IE.jpg

ISTOÉ – O governo conseguiu desarmar a pauta-bomba?
Gleisi –
É uma semana de muito dialogo e mediação. O Congresso não pode optar por pautas que prejudiquem o país, pois não é só o PT que sai prejudicado, é todo Brasil. Temos que caminhar para superar este momento político e econômico.

ISTOÉ – O armistício depende do presidente do Senado, Renan Calheiros?
Gleisi –
Ele sempre teve papel de mediador, sem abrir mão da autonomia do legislativo. Renan tem uma importância muito grande, o Senado também. Cabe a nós senadores a mediação e o equilíbrio.

ISTOÉ – O PDT voltará a apoiar o governo?
Gleisi –
Eu acho que sempre é possível compor. Neste momento, mais que a participação dos partidos em favor do governo, temos que compor a favor do Brasil.

Rápidas

*Pelas asas da American Airlines, desembarcou no Brasil, na segunda-feira (11), uma executiva top do Grupo Fedex, baseada em Dallas (EUA), sede de uma das maiores operações da marca global. A Executiva veio cobrar do Governo Dilma maior segurança no segmento de logística para cargas fracionadas. Antes de ir ao Planalto, a executiva, sempre acompanhada por um escudeiro (guarda-costas), foi ao Rio de Janeiro, onde a Fedex enfrente problemas graves.

* Um levantamento sobre o roubo de cargas no Brasil feito pela Associação das Transportadoras de Cargas mostra que, em todo país, o número de casos aumentou 16% em 2014. Dos 17,5 mil roubos registrados, 85% foram no Sudeste, só no Rio de Janeiro, o aumento foi de 66%.

Retrato falado

Era para ser um gesto amistoso, mas muitos parlamentares não gostaram do modelo escolhido pela presidente da República, Dilma Rousseff, para pedir ao Congresso que evitasse a pauta-bomba na retomada do ano legislativo. Em vez de uma conversa pessoal, Dilma encheu o Palácio da Alvorada de políticos para um jantar na segunda-feira (10) e em vez de ouvir os aliados, entende o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

CONF-3-IE.jpg

Fraudes em licitações
O II Seminário Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro nos dias 20 e 21 de agosto, mostrará que embora o país tenha avançado muito na transparência e fiscalização da administração pública, as grandes estatais ficaram à margem disso.

Evento para consultar com Agnelo
O ex-governador do DF Agnelo Queiroz voltará a bater ponto. Ele terá que assumir nos próximos dias o cargo de médico no Hospital Geral do Gama, em Brasília. Agnelo bem que tentou adiar a volta ao serviço público, mas se não assumisse perderia o emprego. Mal avaliado ao deixar o governo, o petista não tem sido poupado nas redes sociais. No facebook foi criado o evento: “consulta com Agnelo no Gama.”

CONF-2-IE.jpg

Fotos: Adriano Machado/AG. ISTOE; ELZA FIUZA AG. BRASIL- ABr