Um áudio de uma conversa do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, com um representante da Associação dos Caminhoneiros e Condutores de Capão da Canoa (RS), que circulou em grupos de WhatsApp, recebeu muitas críticas e aumentou o clima da greve da categoria, prevista para a próxima segunda-feira (1). As informações são do colunista Chico Alves, do UOL.

+Tarcísio de Freitas nega conflito com caminhoneiros e diz que movimento de greve será mínimo

No  áudio, Tarcísio diz que não consegue atender as reivindicações da categoria e que os caminhoneiros precisam “desmamar” do governo. “Enquanto vocês não desmamarem do governo, vão ver as empresas crescendo e vocês com cada vez mais dificuldades”, disse o ministro.

Tarcísio disse que suspeita que tenha alguma motivação política na paralisação, já que ela está prevista para acontecer no mesmo dia das votações para presidência da Câmara e do Senado, no que o representante da categoria refutou a suspeita. “Não estamos contra o governo, mas está insuportável para nós”, disse.

Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, Tarcísio confirmou a autenticidade do áudio, mas negou que tenha conflito com os caminhoneiros. O ministro também disse que a greve vai ter pouca adesão da categoria. “Vai ser um movimento fraco”, disse.

A categoria pede a redução de cobrança de PIS e Cofins sobre o óleo diesel, para diminuir o preço do combustível, e o aumento da tabela de fretes.