SÃO PAULO, 23 NOV (ANSA) – Começa nesta terça-feira (24), de forma totalmente online, a 15ª edição do Festival de Cinema Italiano, cuja abertura foi realizada em 17 de novembro com uma sessão drive-in no estádio do Pacaembu, em São Paulo.
A mostra vai até o dia 8 de dezembro e inclui 24 filmes divididos em duas programações: uma retrospectiva de estrelas e outra de cinema contemporâneo.
A primeira inclui longas como “A Grande Beleza”, obra-prima de Paolo Sorrentino e vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2014; “Habemus Papam”, de Nanni Moretti; “Morte em Veneza”, de Luchino Visconti; e “Cesar Deve Morrer”, de Paolo e Vittorio Taviani.
Já a segunda tem filmes inéditos no Brasil, como “Irmãos à Italiana”, de Claudio Noce; “Não Odeie”, de Mauro Mancini; “Hammamet”, de Gianni Amelio; e “A Verdade Sobre ‘A Doce Vida'”, documentário de Giuseppe Pedersoli sobre a obra-prima de Federico Fellini.
Todos os longas serão exibidos por meio da plataforma de streaming do cinema Petra Belas Artes, de São Paulo, ao custo único de R$ 9,90 para todo o período de festival. Para assistir aos filmes, é preciso assinar o serviço e consultar as categorias “cinema contemporâneo italiano” e “retrospectiva das estrelas”.
O evento é organizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo (Italcam). (ANSA).