A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta sexta-feira (9) em audiência no Senado, que se tivesse mais gado no Pantanal, o “desastre” na região seria menor. As informações são do G1.

“Aconteceu o desastre porque nós tínhamos muita matéria orgânica seca que, talvez, se nós tivéssemos um pouco mais de gado no Pantanal, isso teria sido um desastre até menor do que nós tivemos este ano (…) O boi é o bombeiro do Pantanal, porque é ele que come aquela massa do capim”, disse a ministra.

Não é a primeira vez que um membro do governo fala sobre a importância do boi para conter as queimadas. O presidente Jair Bolsonaro e o  ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, já usaram a mesma expressão da ministra.

Segundo a BBC News, especialistas concordam que o boi solto ajude a reduzir a matéria-prima para queima, mas discordam de que o aumento nos incêndios seja por causa da redução de pecuária, porque a criação de gados aumentou na região.

Segundo o engenheiro florestal e coordenador do projeto Mapbiomas, Tasso Azevedo, o que houve na região é a substituição das pastagens naturais por outras espécies exóticas, que são estranhas ao ecossistema.