04/09/2015 - 15:53
Um vídeo obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra presas de uma penitenciária feminina de São Paulo comemorando o aniversário de 22 anos da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). A festa, regada a cocaína, maconha e cachaça, ocupou dois andares do presídio. A data de aniversário da facção é 31 de agosto.
Em um dos vídeos, a líder da festa explica para as colegas que elas precisam formar fila para cheirar a cocaína. "É um tirinho para cada uma", disse. Ela lamenta o fato de ter "pouca droga", em quantidade insuficiente para o consumo satisfatório de todas as presas. Por isso, determina que um cigarro de maconha seja dividido entre três detentas.
O vídeo também mostra as detentas preparando inúmeras "carreiras" de cocaína em bandejas. Em uma delas, escrevem "PCC 1533, 22 anos" com a droga. Na sequência, cantam parabéns para a facção.
Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária do governo Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que a festa aconteceu na Penitenciária Feminina de Sant’Ana, na zona norte da capital, e que, assim que soube do fato, determinou o afastamento do diretor de segurança e seus substitutos. Porém, não diz quantos são. O caso está sendo investigado pela Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário.
Procurada pela ‘Estado’, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) não respondeu aos questionamentos da reportagem até a publicação da matéria.