Gigantes da internet aliados na luta contra a pedofilia

Gigantes da internet aliados na luta contra a pedofilia

Os gigantes americanos Amazon, Apple, Facebook, Google e Microsoft apresentaram nesta quinta-feira (11) juntamente com outras empresas da Internet um plano para combater a pedofilia online.

Reunidas na ‘Tech Coalition’, essas empresas concordam em financiar um “fundo multimilionĆ”rio de pesquisa e inovaĆ§Ć£o para criar instrumentos tecnolĆ³gicos para prevenir e trabalhar de maneira mais eficaz para erradicar a exploraĆ§Ć£o e abuso sexual de crianƧas online”, de acordo com um anĆŗncio feito em um blog desta coalizĆ£o.

A organizaĆ§Ć£o tambĆ©m publicarĆ” um relatĆ³rio anual sobre os esforƧos realizados e anunciou a criaĆ§Ć£o de um “fĆ³rum anual” sobre este flagelo.

“Os projetos de pesquisa serĆ£o conduzidos independentemente da Tech Coalition e de seus membros e incluirĆ£o estudos-piloto sobre questƵes como a evoluĆ§Ć£o das ameaƧas, a eficĆ”cia das intervenƧƵes de conscientizaĆ§Ć£o e dissuasĆ£o e como melhorar o trabalho dos moderadores”, de acordo com a organizaĆ§Ć£o.

Esse novo plano “nos ajudarĆ” a compartilhar os avanƧos, as liƧƵes e os principais instrumentos do ecossistema digital. Nenhuma empresa pode combater esse problema sozinha”, afirmou Kent Walker, funcionĆ”rio do Google, citado no comunicado.

“O Facebook tem orgulho de contribuir para esta iniciativa que, esperamos, trarĆ” mudanƧas reais para garantir a seguranƧa das crianƧas”, disse Sheryl Sandberg, CEO do Facebook.

A Tech Coalition nasceu hĆ” 15 anos para coordenar a implementaĆ§Ć£o de instrumentos de moderaĆ§Ć£o tecnolĆ³gica em grandes plataformas digitais: principalmente, sistemas de reconhecimento automatizado de imagens de pornografia infantil.

Apesar das regras estritas contra o conteĆŗdo que sexualiza ou explora menores, as redes sociais voltadas principalmente para jovens, como Snapchat, TikTok, YouTube e Instagram, costumam ser alvo de crĆ­ticas por nĆ£o proteger suficientemente os menores contra abusadores para evitar escĆ¢ndalos e a fuga de anunciantes.