ROMA, 06 JUN (ANSA) – Manifestações antirracistas foram registradas em diversos países europeus neste fim de semana. Na esteira dos atos pedindo por justiça pela morte de George Floyd nos Estados Unidos, os protestos pacíficos ocorreram na Itália e no Reino Unido.
Cerca de 300 pessoas participaram de um ato na praça Umberto, em Bari, na Itália, que tinha como slogan “o racismo também é uma pandemia”. Por oito minutos, os manifestantes permaneceram sentados no chão para lembrar o tempo em que Floyd foi sufocado pelo policial branco Derek Chauvin no dia 25 de maio. “Estamos nesta praça pela causa negra”, disse uma das organizadoras, Afana Bella Dieudonne, da Associação dos Estudantes Estrangeiros local. Para este domingo (07), também está marcado um protesto em Roma.
O maior dos atos ocorre em Londres, no Reino Unido, onde milhares de pessoas caminham pelas principais ruas da capital britânica pedindo por igualdade entre negros e brancos também no país. Manifestações foram registradas em outras cidades do país, como em Manchester, onde cerca de 15 mil pessoas se reuniram.
Nos Estados Unidos, os protestos entraram no 11º dia consecutivo, sendo que apesar de menores, eles estão sendo realizados de maneira pacífica. (ANSA)