16/04/2020 - 23:18
Apesar de o setor cultural ter sido um dos mais atingidos pela crise do novo coronavírus, diversos produtores, artistas e empresários da área se juntam e criam projetos como o Fome de Música, uma iniciativa que pretende levar alimento a milhões de brasileiros. Luiz Guilherme Niemeyer, sócio do Teatro XP Investimentos, é um dos participantes desta causa, que tem apoio do Instituto Mesa Brasil, do Sesc.
Iniciado há uma semana, o projeto já arrecadou 300 toneladas de alimentos, o que representa 1 milhão de refeições. Em entrevista à IstoÉ Online, Luiz disse que a ideia é que o projeto “transcenda este período de quarentena”. “Imagina se, em cada ingresso que for vendido neste País a partir de agora, um percentual fosse destinado para uma causa como essa ou se cada pessoa que passasse no festival deixasse um quilo de alimento. É um setor unido para acabar com a fome no País”, disse.
O projeto já foi visto na live de diversos artistas, como Jorge e Mateus, Marília Mendonça e Xand Avião, que tiveram milhões de visualizações. As doações podem ser feitas através do site do projeto e pelo Instagram.
Luiz já tem a arte em seu DNA, trabalhando com o pai, o produtor Luiz Oscar Niemeyer, desde os 15 anos. Aos 20 anos, descobriu durante uma visita técnica ao Jockey Club no Rio de Janeiro para um evento corporativo que o teatro municipal do local, tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e referência ao teatro infantil na cidade, estava completamente abandonado.
O jovem empresário decidiu mudar a cara do local e assinou um contrato por 20 anos com o Jockey. Em seguida, foi atrás de empresas parceiras, sendo a XP Investimentos a primeira a topar a empreitada e responsável por toda reforma do espaço.
Neste período de quarentena, o teatro também se reinventou e começou a fazer lives uma vez por semana no Instagram com convidados do meio cultural, como o diretor teatral Jorge Farjalla.
Antenado nas novidades de entretenimento, Luiz sugeriu como alternativas para a quarentena o aplicativo Cennarium, pelo qual é possível assistir a diversos espetáculos teatrais, concertos, dentre outras artes; o site Broadway HD, no qual é possível ver os principais espetáculos de Nova York; o aplicativo Google Arts & Culture, que permite passear pelas principais galerias e monumentos históricos do mundo e o tour virtual da Pinacoteca, museu de São Paulo.
Como herança do seu pai, Luiz disse em entrevista à IstoÉ Online que aprendeu a ter um olhar mais profissional sobre o mercado, além de aprender a não se deixar levar pelo ego, algo que, segundo ele, é muito comum no ramo. Para Luiz, uma das lembranças mais impressionantes foi o show dos Rolling Stones na praia de Copacabana em 2006, com 1,5 milhão de pessoas. O empresário disse que esta experiência despertou sua paixão pela música.
Outra lembrança inesquecível foi o encontro que ele teve com Paul McCartney durante um show em 2011. Luiz disse que estava em um corredor no estádio do Engenhão quando de repente o ex-Beatle apareceu vestido de boxeador, brincando com os faxineiros do estádio. “Ele veio em minha direção, fiquei nervoso e comecei a cantar ‘Hey Jude’ e para minha surpresa ele acompanhou e cantou a música inteira junto”.