Na 11.ª e última rodada da fase de classificação do Campeonato Paranaense, o Coritiba aplicou uma goleada por 4 a 0 em seu maior rival, o Athletico-PR. É verdade que o clube rubro-negro mandou ao gramado do estádio Couto Pereira, em Curitiba, o seu time de aspirantes, com jogadores sub-23, mas isso não diminuiu a alegria da torcida coxa branca, que não pôde ver o jogo no estádio – por causa do coronavírus, o clássico Atle-Tiba foi disputado com portões fechados.

A superioridade do Coritiba sobre o rival foi grande desde o começo da partida e o clássico foi decidido no primeiro tempo. Igor Jesus, aos 10 minutos, Sabino, aos 19, e Matheus Sales, aos 45, anotaram os tentos que transformaram a segunda etapa em uma mera formalidade.

O Coritiba continuou com o domínio do jogo depois do intervalo e aumentou a sua vantagem aos 18 minutos, com um gol de Rodolpho. Havia a possibilidade de uma goleada histórica no estádio Couto Pereira, mas o time da casa diminuiu o ritmo e, assim, os garotos do Athletico-PR conseguiram evitar mais gols de um adversário bem mais forte.

A vitória no clássico deu ao Coritiba a primeira colocação da fase de classificação com 24 pontos, um a mais do que o FC Cascavel, que também neste domingo derrotou o União Beltrão por 3 a 2 e “roubou” a segunda posição do Athletico-PR. Os demais classificados para as quartas de final são: Operário-PR, Cianorte, Londrina, Rio Branco e Paraná, que se classificou mesmo perdendo para o Toledo por 1 a 0.

Os duelos das quartas de final, todos disputados em duas partidas, serão os seguintes: Coritiba x Paraná, FC Cascavel x Rio Branco, Athletico-PR x Londrina e Operário-PR x Cianorte. A rodada de ida está marcada para o próximo fim de semana, mas é enorme a chance de o Campeonato Paranaense ser suspenso por causa do coronavírus.

Neste domingo, a Federação Mineira de Futebol (FMF) anunciou a paralisação de seu campeonato e deverá ser seguida pelas demais entidades estaduais nos próximos dias – nesta segunda-feira, as federações de São Paulo e Rio de Janeiro vão tomar decisões sobre o tema.