PEQUIM, 27 JAN (ANSA) – Subiu para 81 o número de mortos pelo coronavírus 2019-nCoV na China, de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (27) pela Comissão Nacional de Saúde do país asiático.

Até as 7h (horário de Brasília), já haviam sido confirmados 2.835 casos em solo chinês, sendo 769 apenas no último domingo (26). A epidemia começou na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei e que foi isolada pelas autoridades.

O primeiro-ministro Li Keqiang desembarcou na metrópole de 11 milhões de habitantes nesta segunda-feira e visitou pacientes e médicos. O coronavírus já chegou a outros países, como Estados Unidos e França, sempre por meio de pessoas que estiveram na China recentemente.

O governo da Costa do Marfim anunciou nesta segunda que avalia um caso suspeito que, se confirmado, será o primeiro na África.

O paciente é um estudante marfinense proveniente de Pequim. Nas Filipinas, uma família brasileira que viajou a Wuhan recentemente está internada com sintomas de coronavírus.

O núcleo é formado por um casal e uma criança de 10 anos, mas o diagnostico ainda não foi confirmado. O 2019-nCoV é similar ao vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que matou quase 800 pessoas no início do milênio, e causa febre, tosse e dificuldade respiratória. (ANSA)