O UFC 243 marca a tão esperada unificação do cinturão do peso médio da organização. Em cena, o campeão linear da categoria, Robert Whittaker, defende seu posto contra o atual detentor do título interino da divisão, Israel Adesanya. O combate será neste sábado, no Marvel Stadium, em Melbourne, Austrália.

Robert Whittaker não entra no octógono desde junho de 2018, quando enfrentou Yoel Romero e derrotou o cubano por decisão dividida dos juízes. Na ocasião, o australiano defendeu o título dos médios pela primeira vez. A segunda defesa estava marcada para fevereiro, contra Kelvin Gastelum, mas o lutador saiu da programação por lesão.

Dois meses depois, o UFC deu para Gastelum a oportunidade de lutar pelo título interino da divisão com Israel Adesanya. O nigeriano, que havia derrotado Anderson Silva, também atropelou o norte-americano e somou mais uma vitória em sua lista invicta. Em seu cartel invejável, ele apresenta 17 lutas, sendo 13 triunfos por nocaute. Agora, os fãs poderão descobrir quem é o verdadeiro campeão dos médios.

O evento na Austrália também vai contar com a presença de dois brasileiros: Dhiego Lima e Bruno Silva. O goiano enfrenta Luke Jumeau pela categoria meio-médio na programação principal. Já o paulista estreia no UFC contra Khalid Taha – ele fará a primeira luta da etapa preliminar.

Confira a programação do UFC 243:

CARD PRINCIPAL

Peso-médio: Robert Whittaker x Israel Adesanya

Peso-leve: Al Iaquinta x Dan Hooker

Peso-pesado: Tai Tuivasa x Serghei Spivac

Peso-meio-médio: Luke Jumeau x Dhiego Lima

Peso-pesado: Justin Tafa x Yorgan de Castro

CARD PRELIMINAR

Peso-meio-médio: Jake Matthews x Rostem Akman

Peso-meio-médio: Callan Potter x Maki Pitolo

Peso-leve: Brad Riddell x Jamie Mullarkey

Peso-pena: Megan Anderson x Zarah Fairn dos Santos

Peso-mosca: Nadia Kassem x Ji Yeon Kim

Peso-galo: Khalid Taha x Bruno Silva