Transformação digital é agenda prioritária do governo, diz secretário

A política de transformação digital se tornou uma agenda prioritária do governo, afirmou o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, em evento promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Bruxelas, onde foram reunidos líderes em governo digital de 33 países.

Entevista do Secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro, no programa Brasil em Pauta.

O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro – Arquivo/Agência Brasil

“Isso é tão importante que tira das costas do cidadão, seja o trabalhador ou empresário, a necessidade de deslocamentos, juntada de documentos, ida a cartórios e todos os processos burocráticos que são tão caros para a nossa economia e travavam o crescimento até aqui”, ressaltou Monteiro.

Segundo o Ministério da Economia, lideradas pela Secretaria de Governo Digital, as ações de transformação digital no governo brasileiro se orientam por quatro grandes objetivos até o fim 2020: lançar a identidade digital, publicar mil novos serviços digitais, unificar os canais digitais do governo e agilizar o registro de empresas que atuam no país. Desde janeiro, o governo federal digitalizou 320 serviços, quase três vezes mais do que em todo o ano de 2018, gerando uma economia anual de quase R$ 1 bilhão, sendo aproximadamente R$ 200 milhões para o governo e R$ 740 milhões para a sociedade.

Evento

Realizado no Japão em 2015, na Estônia, em 2016, em Portugal, em 2017, e na Coreia do Sul, em 2018, o E-Leaders deste ano reúne os líderes em transformação digital não só do setor público, mas especialistas do setor privado, da sociedade civil e do meio acadêmico.

O desafio é demonstrar como as experiências de êxito podem ser reproduzidas e adaptadas a outros países membros e não membros da OCDE, como é possível acelerar estratégias de transformação digital sustentáveis no setor público e como incrementar o número de serviços capazes de gerar bem-estar social por meio do avanço digital.

No modelo brasileiro, o caso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que completou a digitalização de todos os serviços em julho deste ano, é um dos principais marcos. Hoje, inclusive os pedidos de aposentadoria podem ser feitos pela internet. “Já são 10 milhões de solicitações por ano que agora o brasileiro pode fazer sem sair de casa, nem pegar fila e trânsito”, acrescentou o secretário de Governo Digital.