26/09/2024 - 16:16
A 9ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, realizada pelo Instituto Confúcio na Unesp, celebra cinco décadas da cinematografia chinesa, trazendo 14 filmes clássicos e contemporâneos que passeiam por diversos aspectos da sociedade e cultura do país. Com entrada gratuita, o evento acontece de 4 a 15 de outubro no CCSP (Centro Cultural São Paulo).
Com a curadoria de Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema pela Academia de Cinema de Pequim e Lilith Li, fundadora da LiLiMB Culture, a programação da Mostra de Cinema Chinês deste ano nos leva a uma viagem cinematográfica pela China, suas tradições, sua modernidade e sua visão de mundo. Entre suas principais atrações, o evento apresenta o filme “É só por um tempo”, de Fei Long, com Hu Ge, Gao Yuanyuan, premiado no 14º Festival Internacional de Cinema de Pequim e no 21º Golden Angel Awards.
Inédito no Brasil e um dos filmes mais assistidos em 2024 na China, “É só por um tempo” mostra a história de um jovem, derrotado na vida profissional e amorosa, que decide voltar para a casa dos pais buscando um porto seguro. Em meio a tentativas de recomeço e à inevitável convivência intensiva com os familiares, um reencontro inesperado desencadeia uma série de eventos que transformam sua trajetória.
Para completar a programação de filmes, a 9ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo ainda traz a beleza natural do Planalto de Loess no clássico “Vida”, de Tianming Wuatém, e o retrato do amor urbano contemporâneo em “À Espera do Amor”, de Shixian Wu. Já “Vidas Comuns”, de Yulin Liu Putong Nannu, explora as nuances da vida jovem e adulta na China moderna.
Em “Pós-verdade”, de Chengpeng Dong, vencedor do prêmio de Filme Mais Comentado do Ano no Weibo Movie Night Awards, o telespectador reflete sobre valores sociais atuais, e “Quatro Primaveras”, de Qingyi Lu, considerado um dos Dez Melhores Filmes em Língua Chinesa segundo a Associação de Críticos de Cinema de Shanghai, captura a essência das estações do ano e Sabores da vida usa a gastronomia como metáfora para as experiências da vida.
A seleção dos longas também inclui exemplos da crescente indústria de animação chinesa, como “Boonie Bears: Viagem no Tempo”, de Huida Lin, considerado um dos filmes de animação mais influente de 2024 no Douyin Movie Wonder Night e produções que celebram as artes tradicionais, como “A Lenda da Serpente Branca”, de Xianfeng Zhang e Fora dos Palcos, de Liang Qiao.
Filmes de ação como “O Fio da Espada”, de Wei Li e “Retorno ao Tibete”, de Guoxing Chen e Lhapal Gyal , premiado no Festival Internacional de Cinema de Mumbai, trazem uma visão moderna dos heróis chineses. Por fim, “De trem-bala pela China”, de Tan Mengsha, e “Jornada Sem Fim”, de Mo Dai, que fazem a sua pré-estreia nacional na Mostra de Cinema Chinês, oferecem um olhar sobre o desenvolvimento e os valores da China contemporânea.
Para o diretor do Instituto Confúcio na Unesp, Prof. Luís Antonio Paulino, ao longo dos últimos dez anos, a Mostra tem sido uma janela para a China, sua cultura e seus cineastas. “Mais de cem produções de alta qualidade já trouxeram ao público brasileiro histórias comoventes e a voz vibrante da China”, observa.
O evento traz outra novidade em 2024, parte da Mostra será exibida em algumas cidades do interior paulista, nos “Pontos MIS”, do Museu da Imagem e do Som, em nova parceria, entre os dias 21/10 e 11/11. A programação e lista de cidades serão divulgadas em breve.
Master Class
No dia 05/10, às 17h15, o evento ainda traz uma masterclass com Dai Jinhua, uma das mais influentes críticas culturais e acadêmicas feministas da China atual. Sua trajetória acadêmica começou na Universidade de Pequim, onde se formou no Departamento de Língua e Literatura Chinesas. Em seguida, dedicou-se por 11 anos ao ensino no Departamento de Literatura e Cinema da Academia de Cinema de Pequim.
A Mostra
Desde 2016, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo através do Spcine e o CCSP, o Instituto Confúcio na Unesp realiza anualmente a Mostra de Cinema Chinês para divulgar a cultura chinesa, compartilhar histórias e vozes, aprofundar a compreensão e a amizade e continuar consolidando um evento cultural chinês no Brasil.
Programação
https://mostracinema.institutoconfucio.com.br
Quinta-feira, 03 de outubro
19h00: [Filme de abertura] É só por um tempo (103 minutos) – Fechado para convidados
Sexta-feira, 04 de outubro
15h00: Quatro Primaveras (105 minutos)
17h10: Retorno ao Tibete (109 minutos)
19h30: Jornada Sem Fim (132 minutos)
Sábado, 05 de outubro
15h00: Boonie Bears: Viagem no Tempo (108 minutos)
17h15: Master Class (105 minutos)
19h30: Fora dos Palcos (123 minutos)
Terça-feira, 08 de outubro
15h00: A Lenda da Serpente Branca (101 minutos)
17h10: À Espera do Amor (107 minutos)
19h30: Sabores da Vida (115 minutos)
Quarta-feira, 09 de outubro
15h00: Pós-verdade (112 minutos)
17h15: Vidas Comuns (110 minutos)
19h30: De trem-bala pela China (80 minutos)
Quinta-feira, 10 de outubro
15h00: À Espera do Amor (107 minutos)
17h15: A Lenda da Serpente Branca (101 minutos)
19h30: É Só Por um Tempo (103 minutos)
Sexta-feira, 11 de outubro
15h00: Sabores da Vida (115 minutos)
17h15: Fora dos Palcos (123 minutos)
19h40: Pós-verdade (112 minutos)
Sábado, 12 de outubro
15h30: Vidas Comuns (110 minutos)
17h40: É só por um tempo (103 minutos)
20h00: Quatro Primaveras (105 minutos)
Domingo, 13 de outubro
15h20: Boonie Bears: Viagem no Tempo (108 minutos)
17h30: Vida (125 minutos)
20h00: O Fio da Espada (102 minutos)
Terça-feira, 15 de outubro
15h00: O Fio da Espada (102 minutos)
17h10: Retorno ao Tibete (109 minutos)
19h30: Vida (125 minutos)
Os filmes
A Lenda da Serpente Branca, de Xianfeng Zhang (2021, China, 101 minutos) – Este é o primeiro filme de ópera cantonesa em 4K com som imersivo. Baseado na lenda A Serpente Branca, conta a história de Bai Suzhen, uma serpente mágica com mil anos de cultivo espiritual. Ela assume forma humana para reencontrar Xu Xian, seu amor de vidas passadas, mas enfrenta muitos obstáculos. Depois de superar desafios impostos pelo monge Fahai e pela sociedade, Bai Suzhen aceita ficar presa na Torre Leifeng. Xu Xian, arrependido, cuida do filho do casal enquanto espera o retorno de sua amada.
Prêmios e festivais: O filme foi vencedor de Melhor Filme de Ópera no Festival Internacional de Cinema Golden Maple Leaf e recebeu vários prêmios técnicos, incluindo Melhor Técnica no Festival Internacional de Cinema de Hainan.
À Espera do Amor, de Shixian Wu (2005, China, 107 minutos) – O filme retrata um grupo de jovens em uma cidade grande. Centrado na busca do protagonista por seu verdadeiro amor, o filme oferece um panorama das relações afetivas no cenário urbano contemporâneo. Na espera solitária, cada personagem descobre o verdadeiro sabor do amadurecimento.
Prêmios e festivais: O filme foi indicado ao Prêmio Golden Rooster em várias categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz. Também foi vencedor de Melhor Estreia no Festival de Cinema Universitário de Pequim.
Quatro Primaveras, de Qingyi Lu (2017, China 105 minutos) – O filme oferece um olhar sensível e intimista sobre a rotina de uma família chinesa em quatro celebrações do Ano Novo Chinês. O diretor retrata o cotidiano de seus pais no sul da China, revelando uma filosofia de vida marcada pela simplicidade e resiliência.
Prêmios e festivais: O filme foi vencedor de Melhor Documentário no FIRST International Film Festival e nomeado ao prêmio de Melhor Documentário no Golden Horse Film Festival, além de ser um dos Dez Melhores Filmes em Língua Chinesa segundo a Associação de Críticos de Cinema de Shanghai
Boonie Bears: Viagem no Tempo, de Huida Lin (2024, China, 108 minutos) – Este filme de animação acompanha Lumberjack, que recebe uma chance inesperada de recomeçar sua vida. No entanto, sua partida coloca os antigos companheiros, os ursos Briar e Bramble, em perigo. Para salvá-los, Lumberjack embarca em uma aventura emocionante através do tempo e do espaço.
Prêmios e festivais: O filme foi vencedor do prêmio de Filme de Animação Mais Influente de 2024 no Douyin Movie Wonder Night e foi indicado em categorias de destaque no Weibo Movie Night Awards e no Golden Angel Awards.
Vidas Comuns, de Yulin Liu (2022, China, 110 minutos) – O filme é um retrato da China contemporânea, focado em personagens que lutam para sobreviver nas grandes cidades. O filme expõe a realidade complexa enfrentada por uma geração que se esforça diariamente para construir a vida, abordando o processo de frustração, renascimento e luta.
Prêmios e festivais: O filme foi selecionado para a “Janela para a Ásia” no Festival Internacional de Cinema de Busan, competiu no Festival Internacional de Cinema da Ásia de Vesoul e foi destacado no Festival Internacional de Cinema de Pequim e na Mostra de Cinema do Estreito.
O Fio da Espada, de Wei Li (2024, China, 102 minutos) – Em meio ao caos do final da dinastia Tang, o rei Liang usurpa o trono e elimina secretamente os herdeiros. Tian Anye, um vendedor de carvão, se vê involuntariamente envolvido nessa trama. Em uma série de confrontos mortais, onde inimigos e aliados se confundem, os segredos de Tian Anye são revelados.
Fora dos Palcos, de Liang Qiao (2022, China, 123 minutos) – O filme conta a história da professora Qi, uma aclamada atriz de ópera Yue famosa nacionalmente pela peça “Em busca da lua”. Embora tenha brilhado nos palcos, ela se afastou dos filhos. Agora, idosa e doente, Qi tenta se reaproximar de Qiusheng e Xiasheng. À medida que memórias do passado ressurgem, segredos familiares revelam verdades há muito escondidas.
Prêmios e festivais: He Saifei foi premiada como Melhor Atriz no 6º Prêmio Golden Rooster. O filme também foi indicado em várias categorias, incluindo Melhor Filme de Baixo Orçamento e Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema de Pequim, e o diretor Liang Qiao foi reconhecido no Festival Internacional de Cinema China-Canadá.
Vida, de Tianming Wu (1984, China, 125 minutos) – Ambientado no árido noroeste da China, Life narra a história de um jovem professor cuja trajetória muda drasticamente após perder seu emprego para o filho de um político local. Forçado a retornar à vida no campo, ele se adapta à nova realidade, encontrando amor e propósito na simplicidade rural. Contudo, uma oportunidade de trabalho na cidade o coloca diante de um dilema.
Prêmios e festivais: O filme venceu o Prêmio Hundred Flowers de Melhor Filme e Melhor Atriz em 1985, além do Prêmio Golden Rooster de Melhor Música. Foi também premiado como Melhor Filme da Nova Era e um dos Dez Melhores Filmes Românticos dos 40 Anos da Reforma e Abertura da China. Em 2022, foi reconhecido como um dos Cem Melhores Filmes do Século no Festival Internacional de Cinema da Nova Era.
Pós-verdade, de Chengpeng Dong (2022, China, 112 minutos) – Um homem de meia-idade que é preso após defender um amigo. Após sair da cadeia, ele se torna vendedor de jazigos e decide restaurar a reputação online de uma cliente falecida. Enfrentando vários desafios para desmentir boatos, ele descobre que a verdadeira paz de espírito vem de “fazer o que é certo”.
Prêmios e festivais: O filme foi vencedor do prêmio de Filme Mais Comentado do Ano no Weibo Movie Night Awards e também ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema Chinês da Alemanha. Wang Shengdi foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no 36º Prêmio Golden Rooster.
Jornada Sem Fim, de Mo Dai (2023, China, 132 minutos) – O filme segue a trajetória de Cheng Bing, um capitão de polícia que é preso após a morte acidental de um suspeito durante uma investigação. Após cumprir sua pena, ele continua sua busca pelos criminosos que escaparam da justiça, agora como cidadão comum. Baseado em eventos reais, o filme explora os dilemas morais e a determinação de um homem em fazer o que acredita ser certo.
Prêmios e festivais: O filme foi vencedor do prêmio de Filme Mais Comentado do Ano na Noite de Premiação do M-List do China Movie Channel e no Weibo Movie Night Awards 2023. Ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no 4º Golden Dogwood Awards e Melhor Roteiro Adaptado na 4ª Noite dos Roteiristas Golden Nib. Zhang Xincheng foi indicado ao prêmio de Melhor Revelação no 37º Prêmio Hundred Flowers.
Sabores da Vida, de Lu Min (China, 2023, 115 minutos) – Explora os sabores do sudoeste da China e como eles refletem emoções e filosofias de vida nas refeições cotidianas. O documentário mergulha em tradições culturais, mostrando o papel que a comida desempenha nas relações familiares e no dia a dia.
De trem-bala pela China, de Tan Mengsha (China, 2024, 135 min) – De trem-bala pela China acompanha a jornada de um escritor americano que viaja pela maior rede de trens-bala do mundo, explorando a revolução ferroviária chinesa, desde os antigos trens verdes até o moderno Fuxing. O documentário investiga o impacto dessas mudanças no turismo, nas entregas e na vida das cidades conectadas. Ao longo de sua viagem, o escritor conversa com maquinistas e testemunha em primeira mão como essa infraestrutura impactou profundamente o ritmo de vida na China.
Retorno ao Tibete, de Guoxing Chen e Lhapal Gyal (2022, China, 109 minutos) – Retorno ao Tibete narra o encontro inesperado entre Lao Kong, um forasteiro recém-chegado ao Tibete para trabalhar, e Jigme, que por acaso cruza seu caminho e se torna seu intérprete. O filme explora os desafios da comunicação e os choques culturais que marcam o início da relação entre os dois. A convivência inicialmente marcada por desentendimentos dá lugar a uma amizade transformadora.
Prêmios e festivais: O filme foi nomeado e premiado em diversos festivais, incluindo o 12º Festival Internacional de Cinema de Pequim, o 19º Golden Angel Awards, o 10º Festival Internacional de Cinema da Rota da Seda, o 36º Prêmio Golden Rooster e o Festival Internacional de Cinema de Mumbai.
É só por um tempo, de Fei Long (2024, China, 103 minutos) – Derrotado na vida profissional e amorosa, um jovem decide voltar para a casa dos pais buscando um porto seguro. Em meio a tentativas de recomeço e à inevitável convivência intensiva com os familiares, um reencontro inesperado desencadeia uma série de eventos que transformam sua trajetória.
Prêmios e festivais: O filme foi premiado em diversos festivais, incluindo o 14º Festival Internacional de Cinema de Pequim, o Weibo Movie Night Awards e o 21º Golden Angel Awards.
Serviço
9ª Mostra de Cinema Chinês
4 a 15 de outubro no CCSP – Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000 – São Paulo)| Sala Lima Barreto| 98 lugares
Entrada gratuita
Classificação Indicativa: Livre
Retirada dos ingressos: 1h30 antes da sessão