Quando eu tinha cinco anos, meus pais plantaram uma semente. O fruto da semente foi uma viagem de volta ao mundo, que começou dez anos depois e mudou nossas vidas.

Há dois anos plantei outra semente. O fruto dela foi uma mudança importante em minha vida, por meio da qual encontrei equilíbrio, felicidade e paz.

Talvez por causa disso, volta e meia me encontro conversando com pessoas que buscam plantar suas sementes e realizar seus sonhos.

A maioria está feliz com seu corpo, emprego, cônjuge ou cidade onde vivem, mas tem um sonho que gostaria de realizar.

Sempre que posso, tento compartilhar com essas pessoas um pouco do que aprendi, pois acho que é uma forma de retribuir minha dádiva. E, quando faço isso, minha primeira pergunta é: quando plantou sua semente?

As pessoas geralmente me olham com uma expressão de espanto. A maioria me responde que ainda está esperando "algumas coisas" acontecerem para que possa efetivamente começar a "cultivar" seu sonho.

Aprendi nesta caminhada da vida que, se somos otimistas demais com que acreditamos que conseguimos fazer em um ano, não temos noção do quão longe podemos ir em dez.

Tal como os frutos de uma árvore, a maioria das coisas que valem a pena na vida levam tempo. No começo pode até parecer que não estamos progredindo. Mas é apenas uma questão de calma e dedicação até que possamos colher os frutos.

Só tem um detalhe importante. Esse tempo só começa a valer a partir do momento em que você planta a semente.

Você pode até ter acesso à terra fértil, à pá, à água e à tal semente. Mas, se você não plantar, não vai ter jeito de ter seus frutos.

Por quanto tempo vai segurar essa semente em suas mãos?