23/08/2010 - 16:54
Bastidores do Miss Brasil 2010. Equipe Online de IstoÉ acompanha um dia das mulheres mais bonitas do País às vésperas do grande dia
Las Vegas, conhecida como "a cidade do pecado", está pronta para coroar na noite desta segunda-feira a nova Miss Universo. Um total de 83 modelos, 21 delas latinas, disputarão a coroa. Um grupo de 15 semifinalistas foi escolhido na quinta-feira, embora seus nomes só serão apresentados na cerimônia.
Desde a primeira edição do concurso, em 1952, 19 modelos latino-americanas venceram o Miss Universo. Os Estados Unidos tem sete coroas, seguido muito de perto pela Venezuela, com seis títulos, e Porto Rico, com cinco.
A Venezuela foi o país ganhador nas últimas duas edições da competição. Antes da atual Miss Universo, Stefanía Fernández, a ganhadora tinha sido Dayana Mendoza, em 2008. O evento, transmitido em inglês pela rede NBC, poderá ser acompanhadoi ao vivo em mais de 190 países.
Débora Lyra tenta o quarto título brasileiro do Miss Universo
A Miss Brasil, Débora Lyra, 20 anos, tentará conquistar o quarto título do País no Miss Universo. A primeira vencedora brasileira foi a gaúcha Yolanda Pereira, em 1930, na primeira fase da história do concurso, que foi de 1926 a 1935, quando ele era chamado de Desfile Internacional de Beleza e concedia o título de Miss Universo. A segunda ganhadora foi a também gaúcha Ieda Marida Vargas, em 1963, onze anos depois da criação da versão moderna da competição. Cinco anos depois, saía vencedora a baiana Martha Vasconcellos.
Nascida em Pelotas, Yolanda Pereira conquistou o título aos 20 anos, sendo a mais bem avaliada nos quesitos beleza, graça, equilíbrio, proporção, formas e distinção. Assim como na versão atual, para concorrer ao Miss Universo Yolanda teve que passar por todas as etapas: vencer o Miss Pelotas, depois o Miss Rio Grande do Sul e, por fim, o Miss Brasil. Faleceu em 4 de setembro de 2001, aos 90 anos.
Ieda Maria Vagas venceu o concurso aos 18 anos, em Miami, na Flórida. A repercussão do título foi muito grande no País e, em 1964, ela foi homenageada pelo cantor e compositor Teixeirinha com a canção Miss Universo 63, no álbum Gaúcho Autêntico. Cinco anos depois de vencer o concurso, Ieda casou-se com José Carlos Athanázio, que morreu em março do ano passado. O casal teve dois filhos.
Martha Vasconcellos nasceu em Salvador em 1948. Quando venceu o Miss Universo, tinha 20 anos. Foi casada com Reynaldo Loureiro e tem dois filhos. Desde 1999 vive em Boston, onde trabalha como psicóloga.
O Brasil ainda chegou perto outras cinco vezes, ficando nessas ocasiões com o segundo lugar. A primeira delas em 1954, quando Martha Rocha só não ganhou por conta de uns centímetros a mais nos quadris. Em 1958, foi a vez de Adalgisa Colombo. Depois em 1957, com a amazonense Terezinha Morango; em 1972, com a gaúcha Rejane Vieira Costa, que vive a personagem Larissa na novela Ribeirão do Tempo, da Record; e, por fim, em 2007, com a mineira Natália Guimarães, que perdeu a coroa para a japonesa Riyo Mori.