Fazer a cabeça é ordem para quem quer ser fashion no próximo verão. Flores, tiaras, faixas, presilhas, grampos, lenços, tudo vale como acessório de cabelos. Depois de invadir as semanas de moda, eles começam a chegar às lojas com as novas coleções. De várias cores, formas, tamanhos e materiais, podem ser usados de dia ou à noite. “Não é preciso esperar por uma festa para adotar um enfeite de cabeça. Eles podem ser utilizados em qualquer lugar, como qualquer outro acessório”, afirma a designer de jóias paranaense Ana Khouri. Foi ela quem criou a tiara em ouro branco que Lourdes Maria, filha da cantora Madonna, não tira mais da cabeça. Ou melhor, da testa, já que a peça pode ser usada nessa parte da cabeça.

Mas a menina pop não está lançando moda. Várias jovens já usam apetrechos na testa, como faixas, lenços e até correntes, bem ao estilo hippie. A atriz Mischa Barton, a modelo Elle McPherson e a cantora Ashlee Simpson são algumas adeptas. Esse é um trunfo desse modismo: não há padrão. “Cada pessoa tem seu estilo e deve usar o acessório da maneira que se sentir melhor”, explica a estilista carioca Natália Rodopiano, da grife Doidivanas.

A democrática moda admite até certa dose de brilho durante o dia, garantem os especialistas. Flores coloridas, por sua vez, também combinam com vestidos de festa. Há quem deixe de colocar enfeites no cabelo justamente por medo de errar na combinação com roupas, sapatos e outros acessórios. “Só não aconselho usar brincos grandes com tiaras”, diz Ana. Outra dica é associar versões mais trabalhadas (com flores, laços ou outras aplicações) aos prendedores ou elásticos de cabelos. “Esses acessórios são uma ótima maneira de transformar o visual sem mudar o cabelo”, diz o consultor de moda Felipe Veloso. A diversidade chega aos preços também: há modelos extremamentes chiques e caros – como tiaras com penas, lenços estampados ou grampos de cristais – em lojas sofisticadas, e opções muito baratas, e não menos criativas, em feiras populares e centros comerciais como o Saara, no centro do Rio, ou a 25 de Março, na região central de São Paulo. O termômetro para ficar bem na fita é se sentir confortável com o adereço.

Modelo: Anna Karolina Clark, da 40° Models
Maquiagem: Margot Mello; Agradecimentos: Accessorize, Desatano, Doidivanas e Fiszpan

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias