As 100 maravilhas – impressionismo e referências (Masp, São Paulo) Montada no segundo subsolo do museu, a exposição faz um recorte cronológico no rico acervo da instituição, tendo como foco o impressionismo, seus antecedentes e consequências. Assim, podem ser vistos sob um novo contexto alguns highlights do Masp, como O escolar, de Van Gogh; Rosa e azul, de Renoir; e Rochedos em L’Estaque, de Cézanne. Mesmo quem já conhece bem as maravilhas amealhadas por Pietro Maria Bardi se surpreenderá com telas pouco vistas, caso de Paisagem com camponesa, de Corot, ou nunca exibidas, como Paisagem, de Previati. (Ivan Claudio)

 

Discos

Amorosa, com Rosa Passos – A partir do final dos anos 1960, passo a passo e mesmo sem aparecer em capas de revistas, a baiana de voz doce e precisa construiu uma sólida carreira e uma legião de fãs. Em seu 12º disco, depois de dividir Entre amigos com o baixista americano Ron Carter, a cantora e violonista, a exemplo do guitarrista americano John Pizzarelli, homenageia o conterrâneo João Gilberto e seu disco Amoroso, gravado em 1977. Do célebre álbum, Rosa recriou S’ wonderful, Besame mucho, Wave e Zíngaro (Retrato em preto e branco) completando o disco com pérolas gilbertianas como O pato, Lobo bobo e Pra que discutir com madame. O violoncelista japonês Yo-Yo Ma participa de Chega de saudade e o octagenário cantor guianense Henri Salvador, de Que reste-t-il de nos amours. Rosa assina com Arnoldo Medeiros Essa é pr’o João. (Luiz Chagas)

Cinema

Abraço partido (Em cartaz no Rio de Janeiro e em São Paulo, na sexta-feira 29) – Premiado como melhor filme no Festival Internacional de Cinema de Berlim, a comédia do argentino Daniel Burman passa-se numa galeria de pequeno comércio de Buenos Aires. No ambiente destaca-se a loja de lingerie da judia-polonesa Sonia Makaroff (Adriana Aizemberg), cujo filho Ariel (Daniel Hendler, melhor ator em Berlim) quer adquirir a identidade européia e fugir da crise reinante. Até que o pai, que o abandonara pequeno para lutar na guerra do Yom Kippur, em Israel, resolve reaparecer. Filmado em estilo despojado, o filme encara de frente a crise do patriarcalismo argentino, revelando a angústia de uma juventude que não sabe o caminho a seguir. (Ivan Claudio)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Passeio

Brunch do Museu do Açude (Alto da Boavista, Rio de Janeiro) – Antiga residência de verão do empresário e mecenas carioca Raymundo Ottoni de Castro Maya, falecido em 1968, o Museu do Açude é um programa para todos os sentidos. Seus jardins emendam com a Floresta da Tijuca e suas trilhas causam ainda mais impacto pelo Espaço de Instalações Permanentes, com sete obras monumentais de artistas como Lygia Pape e Hélio Oiticica. A casa principal abriga um acervo de mais de 70 peças de arte oriental e barroco brasileiro, além da azulejaria do Porto. O paladar é contemplado pelo Brunch Cultural, sempre no último domingo do mês, com cardápio assinado pela eficiente Casa dos Sabores. De sobremesa, tem show de MPB. Neste mês, a atração é o Quarteto em Cy, cantando repertório de Chico Buarque, Tom Jobim, Toquinho e Vinicius e Dorival Caymmi. (Celina Côrtes)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias