A bela costa brasileira está na mira das corporações de cruzeiro marítimo. E nem é preciso esforço para entender o motivo do interesse. Afinal, são quase sete mil quilômetros navegáveis mas ainda pouco explorados pelo turismo náutico. Para o Brasil, que tradicional-
mente tem uma pequena participação nesse mercado (cerca de 1% num total de US$ 28 bilhões gerados no ano passado), essa exploração pode colocá-lo na rota dos grandes destinos.

De olho nesse promissor segmento, algumas empresas estrangeiras investem pesado no Brasil. “É um mercado em ascensão. Na última temporada, a procura por esse tipo de passeio aumentou, em média, 65%. Só a Costa Cruzeiros teve crescimento de 80%. Transportamos 25 mil passageiros em 2003. Neste ano, queremos chegar a 45 mil”, aposta Adrian Ursilli, gerente de marketing da Costa Cruzeiros. Segundo ele, 80% dos pacotes colocados à venda foram vendidos.

É com essa expectativa otimista que cinco enormes navios aportarão por aqui nas próximas semanas. Entre eles estão o MSC Armonia, o Island Escape, o Costa Tropicale e o Costa Victoria. Este último é um dos maiores a navegar em águas brasileiras. São 252 metros de comprimento e 32 de largura. A embarcação possui 15 andares e 964 cabines com capacidade para 2.394 hóspedes. Os destinos são muito atraentes – cidades como Paraty e Búzios (RJ), Salvador e Ilhéus (BA) e Florianópolis (SC), por exemplo, estão nos roteiros.

Há ainda a alternativa dos programas temáticos, como cruzeiros de fitness, em que a malhação é a tônica da viagem. “Criamos roteiros que vão agradar principalmente ao público jovem. Há cruzeiros só de baladas, os voltados para os solteiros, e até o Movies Cruise, que apresentará um festival de filmes”, afirma Ricardo Amaral, gerente de marketing da Sun&Sea, representante da Island Cruises no Brasil. O Island Escape, que na temporada passada teve quase 100% de ocupação, foi adaptado e reestruturado para oferecer mais conforto ao turista brasileiro. “Temos até uma filial da Casa do Pão de Queijo”, acrescenta.

Modernas e bem estruturadas, as embarcações possuem serviços comparáveis aos oferecidos em hotéis cinco estrelas. São bares, restaurantes, pizzarias, discotecas, lounges, cassinos, cyber café, teatros, academias, salões de beleza, spas, piscinas e quartos com vista de tirar o fôlego, entre outros serviços. Na relação custo/benefício, uma viagem dessa natureza pode representar uma economia bem interessante. Em geral, os preços dos pacotes incluem, além da acomodação em cabines duplas, a alimentação e o lazer.

O Brasil, é claro, não é o limite. Nesta época também são oferecidas viagens por países da América do Sul e da Europa. O destino internacional que liderou as vendas na última temporada sai de Santos e do Rio de Janeiro e segue rumo à área do rio da Prata, com escalas na cidade de Buenos Aires, na Argentina, e em Punta del Leste, no Uruguai. O pacote é oferecido pela Costa Tropicale. Há ainda os cruzeiros pela Patagônia, uma das mais lindas regiões do planeta, com seus glaciares, lobos-marinhos, pinguins e vegetação exuberante. Quem ainda não decidiu o que fazer nas férias é só procurar o destino que se encaixa no perfil e no bolso. Nesse caso, a boa notícia é que os pacotes podem ser parcelados em até seis vezes.