Tim Festival 2004 (Jockey Club, São Paulo, da sexta-feira 5 ao domingo 7) – Depois do sucesso da primeira edição carioca, a maratona musical repete sua fórmula eclética na capital paulista com 30 atrações nacionais e internacionais. A seleção das principais vertentes do rock, do pop, do jazz e da música eletrônica investe de novo na diversidade, em quatro palcos voltados para gêneros e públicos específicos. Os cinquentões têm hora marcada na aguardada apresentação do ex-Beach Boys Brian Wilson. Amantes do som sintetizado podem escolher entre o Kraftwerk e o duo que injetou humor e melodia às batidas robóticas dos alemães, o Pet Shop Boys. Brad Mehldau, apontado como um dos maiores pianistas de sua geração, polariza as atenções das noites jazzistas. Completam as presenças de peso, os escoceses do Primal Scream, a enigmática PJ Harvey e a grande sensação roqueira do momento, os londrinos do The Libertines. (Marcos Simielli)

 

Arte

Cícero Dias – décadas de 20 e 30 (Fundação Armando Álvares Penteado – Faap, São Paulo) Cerca de 80 aquarelas e pinturas compõem esta mostra do artista plástico pernambucano, morto no ano passado, em Paris, cidade que escolheu para viver nos anos 1930. Ligado aos modernistas, Cícero Dias fugia um pouco do ideário do grupo com suas cenas interioranas, de forte tom onírico. É exatamente esta produção, feita em aquarela, a privilegiada pela mostra que depois segue para Curitiba e Paris. Mulheres a um só tempo volumosas e delicadas, enfiadas em vestidos quase transparentes, flutuam no universo verde-úmido das obras de Cícero Dias, reminiscências dos tempos de menino de engenho, ainda hoje impregnadas do frescor de um artista em estado de graça. (Ivan Claudio)

Cinema

Taxi (Em cartaz nacional na sexta-feira 5) – Em sua estréia nas telas, a top brasileira Gisele Bündchen está longe de causar o mesmo frisson das passarelas. Cotadíssima para ser a nova bond girl, a modelo aparece em trajes provocantes e com as longas pernas sempre de fora. Mas exibe uma interpretação vacilante, mesmo com diálogos falados em sua maioria em português. Explica-se: na comédia de Tim Story, Gisele vive Vanessa, líder de uma gangue de assaltantes brasileiras de banco. No encalço da quadrilha, o detetive trapalhão Washborn (Jimmy Fallon) se une a Belle Williams (Queen Latifah), uma motorista de táxi maluca. Belle tem a reputação de ser a motorista mais rápida de Nova York, mas é Vanessa quem tem as pernas mais turbinadas. (Marcos Simielli)

Televisão

The awful truth, com Michael Moore (Sony Entertainment Television, aos  sábados, às 21h, a partir do dia 6 de novembro) – Exibida nos Estados Unidos entre 1999 e 2000, pouco antes de Moore estourar com Tiros em Columbine,  a série de 24 episódios é uma pequena amostra do seu estilo enxerido. No primeiro programa, com a Casa Branca em via de ser transformada em motel, o gordo de boné comanda uma autêntica caça às bruxas nos moldes do filme As feiticeiras de Salém, perseguindo congressistas de dedo em riste,
aos gritos de “pecadores!”, “fornicadores!”. Na segunda parte, Moore consegue um transplante de pâncreas para um paciente ludibriado pelo plano de saúde que usava. A firma foi obrigada a rever seus contratos-padrão. Esta é a “terrível verdade” buscada por Moore. (Luiz Chagas)