Comportamento

Os dez mais da vanguarda culinária
Congresso mundial de gastronomia elege os pratos que revolucionaram a cozinha no mundo

Carina Rabelo
 

 i78531.jpg

 

 

 

Há uma década, o congresso "O Melhor da Gastronomia", idealizado por Rafael García Santos, renomado crítico gastronômico da Espanha, reúne os melhores e mais promissores chefs do mundo para trocarem impressões sobre novos pratos e discutirem o futuro da alta culinária. O guia homônimo – que deu origem ao congresso – se tornou a bíblia da gastronomia de vanguarda e o evento, um dos mais importantes da culinária mundial. Neste ano, a 10ª edição do encontro, ocorrido em San Sebastian, na Espanha, entre os dias 24 e 27 de novembro, elegeu os dez pratos que revolucionaram a história da cozinha (leia ao lado).

i78532.jpgForam selecionadas grandes celebridades da gastronomia autoral – os chefs que inauguraram uma nova fase da culinária, marcada por uma evolução da nouvelle cousine e pela gastronomia molecular. Além disso, esses cozinheiros inovaram com misturas e temperos raros, preparos pouco convencionais dos alimentos e formas diferentes na apresentação dos pratos.

Entre os expoentes do movimento de vanguarda está o espanhol Ferran Adrià, que incomodou os mais ortodoxos com criações como a gelatina quente, a espuma de caviar e os churros de gema de ovo. Como previsto, Adrià está entre os dez.

A seleção irritou principalmente alguns chefs italianos, que questionaram a exclusão de nomes tradicionais, como Gualtiero Marchesi e Martín Berasategui. A resposta dos organizadores da po lêmica lista: os novos deuses da gastronomia se expressam não pela fama de décadas, mas pela ousadia das suas criações.

i78530.jpg