Ciência

94.º aniversário do Dr. Michiaki Takahashi

Crédito: Reprodução Google

94.º aniversário do Dr. Michiaki Takahashi (Crédito: Reprodução Google)


O Doodle de hoje, ilustrado pelo artista convidado Tatsuro Kiuchi , baseado em Tóquio, no Japão , celebra o virologista japonês Dr. Michiaki Takahashi, que desenvolveu a primeira vacina contra a catapora.

+ Aumenta número de vítimas do temporal em Petrópolis
+ A pandemia está enriquecendo a indústria farmacêutica?
+ Mulher pode ter sido curada do HIV após transplante de células-tronco

A vacina de Takahashi já foi administrada a milhões de crianças em todo o mundo como uma medida eficaz para prevenir casos graves da doença viral contagiosa e sua transmissão.

Michiaki Takahashi nasceu neste dia em 1928 em Osaka, Japão. Ele se formou em medicina pela Universidade de Osaka e ingressou no Instituto de Pesquisa de Doenças Microbianas da Universidade de Osaka em 1959. Depois de estudar os vírus do sarampo e da poliomielite, o Dr. Takahashi aceitou uma bolsa de pesquisa em 1963 no Baylor College, nos Estados Unidos.

Foi nessa época que seu filho desenvolveu uma grave crise de catapora, levando-o a direcionar seus conhecimentos para combater a doença altamente transmissível.

Dr. Takahashi retornou ao Japão em 1965 e começou a cultivar vírus da varicela vivos, mas enfraquecidos, em tecidos animais e humanos.

Após apenas cinco curtos anos de desenvolvimento, estava pronto para testes clínicos.

Em 1974, o Dr. Takahashi desenvolveu a primeira vacina contra o vírus da varicela que causa a catapora. Posteriormente, foi submetido a rigorosas pesquisas com pacientes imunossuprimidos e provou ser extremamente eficaz.

Em 1986, a Fundação de Pesquisa para Doenças Microbianas da Universidade de Osaka iniciou o lançamento no Japão como a única vacina contra a varicela aprovada pela Organização Mundial da Saúde.

+ Vídeo: Pessoas tentam se salvar em ônibus arrastados no temporal em Petrópolis
+ Olimpíadas de Inverno: Sandra Naeslund conquista o ouro no esqui cross feminino

A vacina salva-vidas do Dr. Takahashi logo foi utilizada em mais de 80 países. Em 1994, foi nomeado diretor do Grupo de Estudos de Doenças Microbianas da Universidade de Osaka, cargo que ocupou até sua aposentadoria.

Graças às suas inovações, milhões de casos de varicela são evitados a cada ano.