Nestes quase dois anos que decidi ter mais equilíbrio em minha vida, muita coisa mudou para melhor.

Consegui encontrar respostas a perguntas que tinha havia muito tempo. E essas respostas me levaram, invariavelmente, a outras perguntas.

Tenho me questionado especialmente sobre os conflitos entre um caminho ou vida Zen e os desafios do dia a dia. Pergunto-me se existe espaço para uma vida equilibrada no mundo de hoje.

Sei que há alguns poucos exemplos de pessoas que encontraram o equilíbrio. E, para cada um deles, mil exemplos de desequilíbrio aparecem.

Quando comento com algumas pessoas que mudei meu estilo de vida, sou visto como se fosse um alienígena. Os mais próximos dizem que estou desperdiçando a vida e as oportunidades que o Brasil de hoje nos oferece. Como se fosse impossível ter equilíbrio e trabalhar duro.

Não me incomodo com esses comentários. Afinal, lembro que, quando saímos para dar a que se tornaria a primeira volta ao mundo de veleiro, as pessoas achavam que meus pais eram loucos em largar um futuro brilhante (eles tinham 35 anos na época).

Acredito que cada um tem que viver a vida que lhe faz mais feliz. Não quero convencer ninguém sobre os benefícios ou se a vida realmente é melhor de um jeito ou de outro. Cabe a você tomar esta decisão.

Acredito também que, no fundo, as pessoas buscam ter mais equilíbrio em sua vidas, mas não seguem esse caminho por falta de incentivo e ideias. Como encontrar equilíbrio em uma vida que tem trânsito, um emprego de que não se gosta, a necessidade de ser uma pessoa mais produtiva e a vontade de passar mais tempo com quem ama, de fazer o que realmente gosta e de ter paz?

Se você é essa pessoa, posso lhe dizer com toda certza: SIM, existe um caminho Zen. Você não é louca(o) nem está sozinha(o). Existe sim espaço para encontrar equilíbrio em sua vida. Basta ter um plano, paciência e uma pitadinha de coragem.

O resto você encontrará no caminho. Porque a gente só leva desta vida a vida que a gente leva.