Esta é a estação das cores. Por isso, não se acanhe. Quem deseja mudar o visual pode apostar nas bolsas de couro cítricas, espaçosas e sem muitos apetrechos. São elas que vão dar o tom do verão 2005. Para ter uma idéia do poder dessas peças, basta conferir o guia de estilo da consultora de moda Glória Kalil, Chic[érrimo]. Nele, ela destaca o valor que o artigo tem em uma produção. “Ela virou item fashion e exige o mesmo cuidado no uso de cores, formatos e materiais que você dispensa aos sapatos”, ensina.

As vitrines já estão repletas de coloridíssimas versões nacionais e importadas. Elas criam verdadeiros arco-íris nas prateleiras de casas como Arezzo, Lenny & Cia, Santa Marinella e Giovana Hasler. Na Europa e nos EUA, não é diferente. O estilista americano Marc Jacobs, que faz o prêt-à-porter da Louis Vuitton, por exemplo, coloriu tanto a coleção da marca francesa quanto a de sua grife homônima – no Brasil ela é vendida nas lojas da Mixed. A espanhola Balenciaga e outras etiquetas de luxo, como a Gucci, fizeram o mesmo. Opções não faltam. E procura também. Segundo Cláudia Narcizo, designer da Arezzo, este é um dos raros momentos em que a comercialização de acessórios coloridos supera a de artigos de tons básicos. “Estou no mercado há dez anos e essa foi a única vez que vi a cor bater o preto em vendas”, diz.

O estilista de acessórios Lenny Mattos também observa a mudança no gosto das consumidoras. “Antes, as mulheres não tinham coragem de ousar tanto no visual. Só apostavam no preto e no café. Hoje, consomem mais informações e se sentem mais seguras para arriscar”, explica. A consultora de moda Emanuela Carvalho vai além. “Os acessórios ganharam mais atenção. Dão o tom a uma produção, principalmente a bolsa”, define. Para não errar na hora de sair de casa, siga a dica dos experts. “É chique usar jeans, camiseta, sandália azul e bolsa rosa. Todos em tons claros”, diz Lenny. “Adote bases neutras. Bolsa pink e sapato bege, por exemplo. E combine sem fazer conjunto, que é coisa antiga. Explore um tom da bolsa ou do sapato e misture as cores”, sugere Emanuela.