Não há tribo que não mexa na aparência dos cabelos. De punks a socialites, um dia o que se quer é trocar a cor, alisar os fios, espetar a cabeleira, entre outras pedidas. Mas tal versatilidade tem um preço. “Os fios precisam ser protegidos para não ressecar por causa da tintura e de outros tratamentos. Caso contrário, perdem a vitalidade”, avisa o cabeleireiro Wanderley Nunes, do Studio W, em São Paulo. A perda de vigor e o aspecto quebradiço são consequências da ação de substâncias contidas em algumas tinturas (como a amônia), do uso de secador ou por efeito do sol, da areia e da poluição. Para combater esses efeitos colaterais, há cada vez mais produtos no mercado.

O dano começa quando os agressores “abrem” a cutícula, a camada mais externa do fio. Formada por escamas sobrepostas, ela proporciona brilho à cabeleira. Se as escamas estão abertas, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do cabelo fica opaca. Os inimigos da beleza capilar podem ainda atingir estruturas mais profundas, como o córtex (que contém os pigmentos que dão cor) e a medula (encarregada da força e da textura). “Fechar” a cutícula, portanto, melhora a aparência. No salão, isso é feito com várias técnicas. Uma delas é repor queratina, a proteína que garante a uniformidade da cutícula. Há também a máscara de argila. “Ela remove impurezas e células mortas. A argila é uma rica fonte de minerais como ferro, potássio e sódio”, explica Wanderley. Eles fortalecem os fios. Os magos das tesouras ensinam que o tipo de cabelo influi no resultado. “Os ondulados ou cacheados são naturalmente mais ressecados”, diz o cabeleireiro Paulo César Schettini, do MG Hair Studio, na capital paulista.

Há diversas opções para cuidar da beleza dos cabelos. Inclusive na forma de comprimidos. Na Europa, este ano começou a ser vendido um complemento nutricional para os fios, o Innéov. Ele contém substâncias que ajudariam a dar mais vida às melenas. Mas por ora os brasileiros terão de continuar sonhando com essa promessa. O produto ainda não tem previsão de lançamento no País.