i100749.jpg

NOVA ONDA "Gosto de misturar com correntinhas douradas. E nunca uso conjunto", diz Bárbara Minuzzi.

Pérolas não entram ou saem de moda.
São como diamantes, para sempre.
Mas há fases em que são mais procuradas pelas mulheres, como agora.
A novidade é estarem atraindo um público novo: as adolescentes e jovens.
"Pérola é o clássico ideal para a modernidade. Vem, neste momento, para contracenar com a roupa despojada", aposta a joalheira Lídice Caldas.
"Fica linda com jeans e camisa branca", diz ela, que incluiu a preciosidade em sua nova coleção. Está na moda até para as candidatas a mulheres – as meninas, para quem a designer carioca Daniele Correa criou a linha infantil Apotimbô.
As boas pérolas cultivadas vêm do Japão. Misteriosas, nunca são iguais.
Variam em cores, nuances, formas e tamanhos. É uma joia que não costuma entrar nos guarda-roupas masculinos, talvez por simbolizar a alma feminina. "Senhoras ou jovens podem usar, depende apenas de como a peça é montada", diz o designer de joias Alfredo Grosso, recémchegado da Itália e dono do ateliê que leva seu nome, no Rio de Janeiro. A estilista gaúcha Bárbara Minuzzi, 20 anos, adora compor seu visual com pérolas, mas tem seus truques para dar um ar moderno à produção.
i100750.jpg

A atriz Carolina Dieckmann aderiu à moda, que também chegou às coleções infantis

"Gosto de fazer uma mistura com correntinhas douradas. E nunca uso conjunto, apenas uma peça", conta. A atriz Carolina Dieckmann, 30 anos, notória garota fashion, já entrou nos colares.
"Vou usar pérolas. Se a Donata Meirelles (diretora da loja Daslu) está usando é porque vai pegar", disse, apontando sua antena.

i100751.jpg

"Basta ver as revistas de celebridades estrangeiras para confirmar a tendência", diz o embaixador da H.Stern, Christian Hallot. Segundo ele, a volta à moda pode ser um resgate do romantismo, uma reação ao poder feminino que cresce mundo afora.
"A mulher quer ser independente e participar das grandes decisões, mas não quer perder a feminilidade", diz Hallot, para quem as pérolas deveriam ser item essencial no porta-joias.
"O uso delas dá um ar cândido e um recado: a mulher continua querendo ser cortejada."