i59328.jpg

Nem um ambiente aconchegante, estilo cinemateca, nem uma megassala, com centenas de lugares e uma tela gigante. Nos últimos tempos, o prazer de ir ao cinema ganhou elementos que transformam a diversão numa experiência inovadora. Há salas com atendimento VIP, sessões seguidas por debates, degustações dos mesmos pratos servidos no filme exibido e até a sensação única de assistir a uma produção ao ar livre – do alto de um prédio.

Uma das novidades é da rede Cine mark, pioneira no País no formato multiplex (telas enormes, som digital, assentos com porta-copos). A empresa acaba de inaugurar as Salas Premier, no shopping Cidade Jardim, em São Paulo. Elas oferecem uma série de mimos para o cliente que esteja disposto a pagar R$ 46 só pelo ingresso. Com bilheteria separada, que leva a um lounge assinado pelo arquiteto Arthur Casas, o público tem à disposição um cardápio com pipocas salpicadas com azeites especiais ou trufadas. Uma seleção de vinhos foi escolhida pelos sommeliers da importadora World Wine – que sugerem a exótica combinação de pipoca com espumante. Os pedidos são entregues na sala de projeção, antes da sessão. São apenas 224 poltronas onde caberiam 630. Elas são de couro, reclináveis, com descanso para os pés. “Essa é uma idéia inédita na América Latina”, diz o presidente da Cinemark no Brasil, Marcelo Bertini.

Com a proposta de misturar arte e gastronomia, o Mesa de Cinema, de Porto Alegre, reúne filme, refeição e debate. “Há fiéis seguidores, que comparecem a todos os eventos”, diz Rejane Martins, organizadora do projeto. O cardápio é inspirado na produção apresentada. A próxima edição será em 13 de setembro, com o francês O amor está na mesa. O ingresso de R$ 120 inclui sessão de cinema, debate e degustação dos pratos.

Mas em ousadia nada supera o Roof Top Cinema, que acontece no verão em Nova York. Nesse festival, os filmes são exibidos em telões montados no alto dos prédios de Manhattan. A marca de uísque Johnnie Walker realizou o Cinema nas Alturas Black Label Unssen, evento semelhante ao americano, em março, na capital paulista. As sessões, com ingressos a R$ 35, lotaram a cobertura de um edifício no bairro de Higienópolis para exibição de Encurralados, com o ator Pierce Brosnan.

O inovador sistema 3D também entra no pacote de novas experiências. Ele estréia sábado 30 no Unibanco Arteplex do shopping Frei Caneca, em São Paulo. A rede trará o primeiro projetor que faz o espectador se sentir dentro do filme. A atração é o show Vertigo, da banda U2.