Quase 90 toneladas de maconha são apreendidas perto da fronteira com o Brasil

A 'Operação UMBRAL' registrou um novo recorde histórico de apreensão de maconha no Paraguai

Reprodução / SENAD
Foto: Reprodução / SENAD

Agentes da Diretoria de Inteligência do SENAD, do Paraguai, aprenderam 88,9 toneladas de maconha após abordarem, na quarta-feira, 3, um grande comboio de narcotraficantes em deslocamento da região de Curuguaty rumo a Saltos del Guairá, cidade que faz fronteira com o Brasil.

De acordo com o ministro Jalil Rachid, a carga foi avaliada em cerca de 13,3 milhões de dólares e tinha como destino final o Brasil. Ainda segundo as autoridades locais, essa é a maior apreensão de maconha já registrada nas rodovias do Paraguai.

+ Polícia Federal encontra bunker com 613 kg de cocaína em empresa de fachada em Santa Catarina

+ Como quadrilha usou veterinários para abastecer esquema de venda de droga

O grupo criminoso utilizava uma frota numerosa de veículos para transportar a carga expressiva de maconha. Carregamentos desse tipo normalmente cruzam a fronteira e seguem pelo Paraná e Mato Grosso do Sul, até chegar a grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

O comboio era formado por:

  • 2 caminhões tratores;
  • 1 caminhão de dois eixos carregado;
  • 14 vans com maconha;
  • 2 automóveis.

Confira o momento

 

A ‘Operação UMBRAL’ foi desencadeada após horas de investigação e vigilância contínua. Nas proximidades do quilômetro 2 de Saltos del Guairá, unidades antidrogas conseguiram interceptar o grupo. Ao perceberem a operação, os criminosos tentaram fugir, provocando um confronto armado. Durante a troca de tiros, veículos utilizados pelos agentes foram atingidos por disparos de armas de grosso calibre.

O embate resultou na prisão de cinco integrantes do comboio, sendo que um deles ficou ferido e está recebendo atendimento conforme os protocolos. Um membro da quadrilha morreu no local. As forças especiais do SENAD e da CODI não registraram feridos ou mortos.

 

Por determinação do procurador Abel Bareiro, todos os veículos e as cargas apreendidas serão levados à Base Regional do SENAD em Saltos del Guairá, onde passarão por procedimentos de extração, análise e pesagem.

O SENAD segue desenvolvendo linhas de investigação para identificar outros integrantes da organização criminosa e desarticular ainda mais sua estrutura logística na área de fronteira.