Neste domingo, 30, completam-se 90 anos que o mundo deu adeus ao poeta português Fernando Pessoa (1888-1935), morto aos 47 anos. Em coincidência com a efeméride, a Tinta-da-China Brasil acaba de lançar uma edição com toda a prosa e a poesia do primeiro heterônimo criado pelo português, Ricardo Reis.
Essa é a primeira vez que a obra completa desse heterônimo é lançada no Brasil, e inclui textos inéditos, novas leituras críticas e imagens dos manuscritos originais.
Com edição rigorosa, paratextos e estabelecimento de texto de Jerónimo Pizarro e Jorge Uribe, o leitor brasileiro terá acesso a textos clássicos de Reis — como as famosas odes e o prefácio aos poemas de Alberto Caeiro — na grafia original de Pessoa, tudo embalado em capa dura serigrafada com o design de Vera Tavares.
Dizem os organizadores: “O volume apresenta não apenas os poemas que consagraram Ricardo Reis como mestre da impessoalidade lírica, mas também sua prosa crítica e filosófica, incluindo os prefácios escritos para Alberto Caeiro, além de inéditos, variantes textuais e notas biográficas”.
A edição faz parte do projeto que a casa editorial vem lançando, a Coleção Pessoa, com alguns livros ainda inéditos do autor no país e as obras completas dos três principais heterônimos criados por Pessoa: Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Álvaro de Campos. Os dois últimos já ganharam anteriormente lançamentos com sua obra completa.

“Obra Completa de Ricardo Reis”, de Fernando Pessoa
Organização: Jerónimo Pizarro e Jorge Uribe
Tinta-da-China Brasil
520 págs.
R$ 189,90 (capa dura)