É fato que todo mundo faz cocô. Talvez você vá direto para o banheiro quando acorda ou corra para o vaso somente depois de tomar seu café da manhã. Seja qual for a hora do dia, todo mundo tem o seu relógio biológico. Portanto, é completamente compreensível que você fique um pouco preocupada quando começa a defecar mais do que o normal.

+ Saúde anal: os principais problemas nessa região e como evitá-los

+ 8 celebridades falam sem frescura de seus problemas intestinais

“Embora isso possa ser um sinal de que algo está errado, geralmente não é motivo para uma mulher saudável entrar em pânico”, assegura o gastroenterologista Kyle Staller à “Women’s Health”, de onde são as informações. “Provavelmente uma das causas mais comuns de alguém fazer muito cocô é a intolerância alimentar. Ou seja, você comeu algo que não caiu bem”, explica. Se for o caso, em alguns dias a flora intestinal vai fazer tudo voltar ao normal, mas se o problema persistir, vale a pena prestar atenção em algum desses possíveis motivos: 

Sua alimentação está mais saudável

“Uma das razões mais comuns pelas quais as mulheres jovens começam a defecar muito é o aumento na ingestão de fibras”, relata o gastroenterologista Rudy Bedford. Portanto, se as idas a mais ao banheiro coincidem com a época em que você incluiu mais verduras e legumes no cardápio, provavelmente esse é o caso. 

Você está com alguma infecção

“Infecções virais e bacterianas podem gerar cocô e diarreia excessivas”, explica Kyle. Embora isso seja normal, se você tiver sangue nas fezes ou febre, deve ir ao hospital. 

Você aumentou seus treinos

“Intensificar sua rotina de exercícios pode fazer você ir ao banheiro com mais frequência”, diz Rudy. Isso porque o exercício aumenta as contrações musculares do cólon, fazendo com que as fezes sejam formadas mais rapidamente no organismo. É por isso que alguns médicos recomendam a atividade física para aliviar a constipação. 

Você tem SII

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) não é brincadeira, e Kyle relata ser comum em mulheres jovens. A condição é um distúrbio intestinal que causa dores de estômago, gases e cólicas, bem como muitas fezes. “O paciente sente uma súbita dor abdominal e cãibras associadas à constipação ou diarreia“, explica o médico. Se você notar esses sintomas, consulte seu médico.

Você está estressada

Para pessoas que já têm problemas gastrointestinais, como a SII, o estresse pode ser um gatilho. Segundo Kyle, muitas pessoas têm mais movimentos intestinais intensos quando estão sob pressão. Quando o estresse diminui, o número de vezes que você precisa usar o banheiro também cai.

Você está menstruada

Muitas mulheres que estão prestes a menstruar ou estão menstruadas têm movimentos intestinais mais frequentes. E isso se deve, muito provavelmente, a uma mudança nos hormônios do ciclo menstrual (mais especificamente a progesterona). Se você tiver uma leve diarreia nessa época do mês, essa pode ser a causa (que é completamente normal).

Você está exagerando no café

O café atua como um agente pró-motilidade, ou seja, a favor do funcionamento do intestino. Isso ocorre porque a cafeína estimula as contrações musculares do órgão, fazendo com que você precise ir mais ao banheiro. E quanto mais você bebe o líquido, mais vai sentir seu efeito laxanteSe você está tomando café todos os dias e vai muito ao banheiro, tente reduzir a quantidade que está consumindo. 

Você tem uma doença inflamatória intestinal (DII)

Apesar de terem nomes parecidos, a DII é diferente da SII. Ela inclui a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Essas condições causam a inflamação crônica do trato digestivo, como o nome sugere. Se você tem DII, pode ter problemas permanentes com isso. Portanto, diagnóstico e tratamentos adequados são necessários.

Outros sintomas da DII incluem fezes com sangue, perda de peso, fadiga, dor abdominal intensa e diarreia persistente. 

Você está tomando algum remédio mais forte

Alguns medicamentos, como certos antibióticos, podem mudar o seu trato gastrointestinal, incluindo a composição de bactérias dele. Por isso, você pode fazer muito cocô ou até ter diarreia. Isso provavelmente para quando você termina o tratamento com o remédio. 

Uma observação: se você tiver dor abdominal ou notar sangue nas fezes, ligue para o seu médico. Isso pode ser um sinal de um problema mais sério, como uma infecção, DII ou câncer de intestino.

Como saber se fazer muito cocô é um problema mais sério?

Rudy diz que dor abdominal, fezes com sangue e muco no cocô são pistas de que algo não está certo, e que você deve consultar um médico. Além disso, Kyle defende que, se o seu sistema digestivo está afetando a sua rotina e te fazendo evitar situações sociais, está na hora de procurar ajuda.