Saúde da mulher

9 dicas para preparar a pele para o verão

Crédito: Pexels

Sol forte, pele bronzeada, praia, corpo saudável. Essa é a imagem que vem à cabeça quando o assunto é verão. A verdade, porém, é que para garantir um corpo e uma pele saudáveis na estação mais quente do ano, não bastam promessas — é preciso se preparar.

+ Esfoliação reduz a celulite e potencializa o bronzeado; saiba como fazer

+ 10 esportes aquáticos que você pode experimentar neste verão

A pele é um importante órgão, composto principalmente de água — mais de 60% —, e sua função mais nobre é proteger o organismo da desidratação e os danos causados pela radiação solar. E prepará-la para o verão, mantendo-a íntegra e com uma ótima aparência, exige medidas que devem se tornar rotina. Confira a seguir algumas dicas essenciais para quem quer aproveitar o sol sem danificar a cútis de acordo com informações da “Women’s Health”:

Coma chocolate 70% cacau

Unsplash

O chocolate amargo é excelente para a pele. Rico em polifenol, um potente antioxidante capaz de neutralizar os radicais livres gerados pelo sol, o cacau hidrata a pele de dentro para fora, combate rugas e ainda protege a epiderme dos malefícios da radiação solar. Para garantir esses benefícios, é preciso consumir diariamente ao menos 20 gramas de chocolate 70% cacau. Vale lembrar que as barras comuns são ricas em açúcar e manteiga e não trazem as mesmas vantagens.

Beba chá branco

Pexels

O chá branco é um tipo de chá verde com mais antioxidantes, e consumir de duas a três xícaras diárias dessa bebida é capaz de proteger o colágeno da pele e evitar os danos causados pelos raios solares — isso porque ele também é rico em polifenol. Adquira o hábito de levar consigo alguns sachês da bebida, que pode ser preparada em 5 minutos. A atenção fica para o fato de que o que vale é o chá branco preparado na hora. Evite aqueles que já vêm prontos, pois neste caso a maior parte dos polifenóis pode ter sido perdida.

Aumente a ingestão de água mineral natural

Pexels

Ela é obtida de fontes naturais que vêm da terra, rica em sais minerais benéficos para a saúde da pele e do corpo. Beber ao menos 3 litros de água mineral por dia garante toda a hidratação que a pele precisa e ainda repõe preciosos sais que equilibram o corpo e a pele.

Reduza as medidas com cremes à base de cafeína

Freepik

A cafeína, muito encontrada em cremes redutores, tem o poder da queima de gordura, redução da celulite e de medidas da cintura, dos quadris e do bumbum. Além disso, a substância possui ação antioxidante capaz de evitar o envelhecimento precoce da pele.

Faça esfoliação ao menos uma vez por semana

Freepik

Esse tratamento garantirá uma pele mais forte e resistente. O uso de cremes esfoliantes específicos para corpo e rosto ajuda a acelerar o processo de renovação celular, mantendo a pele estruturalmente mais jovem e mais forte, capaz de se proteger dos malefícios do sol e do calor. Fique atenta, porém, para o tipo de esfoliação e a força que faz ao aplicar o produto. A esfoliação nunca deve agredir a pele nem deixá-la excessivamente avermelhada. Se isso acontecer, é sinal de que exagerou na dose.

Aposte na manteiga de karité

Freepik

Ter a pele 100% hidratada no auge do verão não é tarefa fácil e requer o uso dos melhores ingredientes hidratantes. A manteiga de karité, além de não ser gordurosa, é rica em vitamina E e capaz de formar uma barreira protetora sobre a pele, impedindo que a água evapore até nos dias mais quentes.

Use filtro solar

Pexels

A pele deve ser protegida com filtro solar todos os dias — mesmo no inverno. Além de filtrar as radiações UVA e UVB emitidas pelo sol, o produto ainda ajuda a evitar rugas, linhas de expressão, manchas na pele e flacidez. Prefira aqueles com fator de proteção solar igual ou maior que 30.

Como recuperar a pele dos efeitos do inverno

Pexels

Depois de um período frio é quase certo que sua pele estará opaca. “Olhe no espelho e analise: um rosto com brilho indica que a derme está saudável, com boa oxigenação, e que existe uma atividade antioxidante a nível celular”, explica a cosmetóloga e esteticista Roseli Siqueira, de São Paulo. E se sua pele não está balanceada, isso significa que está mais suscetível aos danos solares.

Comece eliminando resíduos: “Se você fez uso de tratamentos com ácido durante o inverno, há grandes chances de resquícios ainda estarem por ali impedindo o brilho natural”, aponta Roseli. Além disso, a combinação de ácido e raios solares pode resultar em manchas e inflamação. Para remover as impurezas, experimente o peeling de algas naturais. Para o corpo, a cosmetóloga ensina uma receita caseira utilizando abóbora, já que o fruto também contém polifenol: separe um pedaço do tamanho de um punho e ferva. Ao amolecer, amasse com um garfo, junte um fio de mel e bata no liquidificador com meio copo de água de coco. Deixe por 15 minutos no corpo e então lave.

Hidrate: Segundo Roseli, células bem nutridas trabalham melhor, inclusive na produção de melanina, nosso protetor natural contra os raios. Por isso, não dispense o creme hidratante, mas se a sua pele estiver em um ponto de ressecamento crítico, experimente a hidratação intradérmica. “Esse tratamento promove uma nutrição dentro da célula, enquanto as loções atingem apenas a superfície da pele”, explica a cirurgiã plástica Karina Gilio, de São Paulo, que também recomenda o procedimento para o pescoço e colo.

Cuide-se de dentro para fora: Além da ingestão de água, uma boa compra na feira pode ser o segredo no combate contra radicais livres. “Os carotenóides (substâncias naturais derivadas da vitamina A, como o tomate), betacarotenos (presentes no mamão e goiaba, por exemplo) e polifenóis (encontrados no cacau e vinho, com atividade antioxidante ainda maior que a da vitamina C) são nutrientes que, quando ingeridos, dificultam a queimadura do sol causada pelos raios UVB e o envelhecimento consequente dos UVA”, relata o farmacêutico especialista em cosméticos Maurizio Pupo.

Exército à mesa

Unsplash

Sua próxima compra no mercado pode se tornar um verdadeiro arsenal de preparação contra o sol.

Azeite de oliva: contém 14 dos polifenóis mais potentes que existem, que protegem a pele dos raios solares;

Amêndoas: são ricas em vitamina E, uma verdadeira blindagem solar, além de possuírem antioxidantes que auxiliam na proteção das células;

Cenoura e mamão: fontes de betacaroteno, ótimo para impedir os danos do sol. Estes alimentos possuem ainda ação clareadora (adeus, manchas!);

Semente de linhaça: fonte de ácidos graxos ômega-3, excelentes para manter a pele hidratada e minimizar manchas;

Espinafre: contém ácido fólico, que previne o envelhecimento precoce, rugas e acne;

Tomate: quando aquecido, o fruto libera licopeno, antioxidante que ajuda a combater os danos do sol;

Açaí: com polifenóis extremamente potentes, inibe o envelhecimento precoce e formação de rugas e manchas;

Castanha do Pará: o selênio presente nas castanhas preserva a elastina, uma proteína que auxilia na firmeza da pele.


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua